Conheça a história de vida de Anita Pereira

SÃO JOÃO DA CANABRAVA - No dia 08 de março de 2011, Dia Internacional da Mulher, o CN1 entrevistou a professora Anita Pereira, e contou um pouco a história da professora que governou o município canabravense por 04 anos. Leia a matéria na integra.

Anita Pereira: determinação e protagonismo


 No dia da mulher, o CN1 conta um pouco da história daquela  que já governou São João da Canabrava.

Professora Anita Pereira. (Foto: Antonio Rocha)
Hoje, 08 de março, é comemorado o dia Internacional da Mulher. Não precisamos de um estudo detalhado para perceber que nos últimos anos a figura feminina vem ganhando espaço e conquistando seu lugar em uma sociedade que até então prevalecia à vontade masculina.

Um exemplo clássico destas conquistas é o fato de sermos governados por uma mulher, que vencendo preconceitos e enfrentando os desafios de frente foi eleita a primeira mulher a governar o Brasil.

Se hoje temos uma mulher no posto mais alto do poder no país, de 2004 a 2008 tínhamos Maria Anita da Silva Pereira no cargo mais alto do poder municipal. Não pretendemos aqui fazer uma análise da sua gestão, o nosso objetivo é contar a sua história.

Nascida no povoado Conceição, à época município de Picos, no dia 07 de maio de 1959, filha de Manoel João da Silva e Francisca Maria da Silva, Maria Anita da Silva Pereira foi à primogênita dos 11 filhos do casal Silva e viveu até os dez anos de idade naquele povoado, hoje município de são João da Canabrava.

Anita conta que teve uma infância com dificuldades, mais uma infância feliz, “agente é feliz e não sabe” comenta. Começou a estudar com quatro anos na casa do avô que pagava um professor por três meses de aula. “O meu primeiro professor foi Zé Pequeno”.

“Com 10 anos fui para a cidade de Inhuma, em uma semana fiz duas séries escolares. Eles fizeram um teste de promoção e eu passei 3 dias ma primeira série aí me promoveram para segunda onde passei dois dias e novamente me transferiram para a terceira  onde estudei em 1973 e a quarta em 1974”.

A ex-prefeita conta que passou um ano sem estudar, voltando a sala de aula em 1976 onde iniciou no ginásio. Anita lembra que nesse período conheceu José Manoel Pereira onde namoram por quatro anos, “ele estava em São Paulo, quando eu terminei o ginásio ele veio e nos casamos e ficamos em Conceição”.

Em 1986 a família Pereira volta para a Inhuma onde Anita concluiu o magistério, “eu já tinha os meus Três filhos: Reinaldo da Silva Pereira, Francisco Hélio da Silva Pereira e Cláudio da Silva Pereira. Meu esposo trabalhava como mecânico”.

Com a emancipação política de São João da Canabrava em 1988 mais uma mudança, a nova cidade recebia a então professora e família, “Chegamos aqui no dia 20 de fevereiro de 1989” lembra Anita.

“Quando cheguei fui trabalhar como Secretária do Ensino Fundamental Maior. Se hoje eu não estou podendo contribuir muito para o município de São João da Canabrava, mas acredito que já fiz alguma”.

Anita prestou vestibular para o curso de Ciências, quando na verdade queria o de Letras. “Pedi ao Gilmar que fizesse minha inscrição ele disse que já havia muita gente no curso de letras e resolveu me inscrever no curso de Ciências. Eu só me dei conta que estava fazendo a prova para ciências no momento do concurso”. Anita é formada em matemática pela UESPI e Pós-Graduada em Psicopedagogia.

Sobre a entrar para a vida pública a professora afirma que durante toda a sua vida conviveu com muita gente, “éramos onze irmãos, sempre gostei de esta rodeada de pessoas. De 1989 a 1992 eu era procuradora de 28 funcionários da região do Bezerro Morto, Caco do Pote, Conceião, aí a minha casa era cheia de gente”.

Em 1996 Anita se candidata a vereadora, mas tece a candidatura caçada, pois como era funcionária pública não sabia que teria de se afastar do cargo.

2004: São João da Canabrava elege uma mulher para governar a cidade

Em 2004, Anita é lançada como candidata a prefeitura municipal pelo partido PFL (hoje DEM). “É muito bom governar, mais é muito difícil. Temos que assumir aquilo o que nos foi confiado, seja a direção de uma escola ou uma prefeitura. Que está de fora pensa que pode fazer melhor. Sei que não satisfiz até mesmo o meu planejamento, mais dentro do possível tentei fazer o melhor”.
                                                                         
“Você nunca deve apontar o dedo para alguém, pois quando aponta um tem quatro dedos apontando para você. O problema é que existe ainda muito machismo, mais graças a Deus essa realidade está mudando. Espero que a nossa Presidenta faça um trabalho”.

2009: Anita descobre que está com CA

No dia 28 de agosto de 2009, ao deitar-se para dormir Anita conta que sentiu uma dor muito forte do peito para o braço e uma falta de ar. Seu filho, Francisco Hélio, vendo aquilo perguntou o que a mãe estava sentido, “eu disse que estava com uma dor muito forte aí me levaram para picos.

“Fiquei internada em Picos e depois me encaminharam para Teresina por que achavam que pelos sintomas era caso era cardíaco. “Passando a mão na mama descobri um nódulo, aí o médico recomendou que eu conversasse com o mastologista, mas quando a médica foi me dizer eu mesmo disse a ela que já sabia o que tinha um câncer de mama, então fomos fazer a biopsia”.

No dia 01 de outubro de 2009 Anita inicia o tratamento tomando o primeiro ciclo de quimioterapia. “Passava três horas e meia tomando medicamento. Eu tomei seis ciclos de quimioterapia. O cabelo começa a cair com 15 dias depois de iniciado o tratamento”.

 A cirurgia foi realizada no dia 2 de março de 2010. Anita afirma que fez 25 sessões de radioterapia. A cada 21 dias eu volta a Teresina para tomar a medicação. “Hoje Graças a Deus eu me sinto bem, no mês de maio completo 52 anos, com essa idade não tem com está com a saúde 100%, mais hoje de uma 1 a 10, dou 8,5 a minha saúde.

Anita atribui a sua fé como fonte de força que teve para superar todos os seus problemas e a ao lado da fé o apoio da sua família que sempre esteve ao seu lado. “Toda vida eu fui muito próxima da minha família, como eu sou a mais velha sempre cuidei dos mais novos. Gosto de crianças e de jovens e idosos”.

“A fé é a cura de tudo. Se eu não tivesse fé em Deus não estaria mais aqui. Hoje ter riqueza não nos leva a lugar nenhum, o mais importante é o que temos dentro de nos e confiando em Deus eu com a sua permissão quero demorar um tempinho mais aqui na terra. Sou muito grata a Deus, todos os dias agradeço, não só por mim, mas faço orações por todos”.

Anita diz que a mulher está de fato ocupando o seu lugar na sociedade, mais ainda existe muita coisa a ser conquistada e que “não podemos deixar de lutar por aquilo que acreditamos e o a fé em Deus é o caminho para todas essas conquistas”.

Homenagem do CN1 pelo passagem do Dia Internacional da Mulher.

Postar um comentário




PUBLICIDADE