Piauiense relata experiência missionária no interior do Amazonas

AUTAZES - AM -  Do interior do Piauí para o interior do Amazonas, essa foi a Missão dada a irmã Calvariana Luzinete Araújo, natural da localidade São Cristóvão, município de São Luís Piauí, que desde janeiro de 2013 atua como missionária na Vila do Novo Céu, Autazes – AM.

Ir. Luzinete Araújo está há 1 ano na Vila do Novo Céu. (Crédito: Antonio Rocha)
 Durante visita a Manaus, capital do Amazonas, o repórter Antonio Rocha conheceu a comunidade onde atuam as irmãs Calvarianas e fez uma entrevista com a piauiense Luzinete Araújo, que relata a experiência missionária no interior do Amazonas, com os povos indígenas e ribeirinhos.  

A comunidade Novo Céu, está localizada no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) possui aproximadamente 12 mil moradores e a principal atividade econômica é a produção de leite e derivados e também possui setores pesqueiro e pecuarista. A área missionária do Novo Céu possui dezesseis comunidades, dentre elas, oito ribeirinhas. 

Casa das Irmãs Calvarianas na Vila do Novo Céu. (Crédito: Antonio Rocha)

Vida e Missão 

Fotos

A irmã Calvariana Luzinete Araújo chegou à comunidade no dia 24 de janeiro de 2013, onde passou a viver em uma casa com mais duas irmãs: Augusta e Cássia. “Tenho me encantado com o jeito simples, acolhedor e contemplativo do povo, tanto dos ribeirinhos como os indígenas. Estou muito feliz de estar vivendo essa experiência missionária aqui no interior do Amazonas”, relata. 

A missionária conta que ficou muito feliz desde o momento em que soube que seria designada para o interior do Amazonas, pois a mesma tivera uma experiência de três meses na região o que a deixou encantada, com a exuberância da natureza e cultura amazonense.  

“Desde o momento em que soube que seria enviada em missão para a Vila do Novo Véu – Autazes, me alegrei, pois era um desejo meu ser missionária nas terras Amazônicas. Então eu estou aprendendo muito com o jeito amazonense de se, a natureza exuberante, a beleza dos rios, a cultura do povo”, afirmou.

Companheiras na missão: Ir. Luzinete e Ir. Augusta. (Crédito: Antonio Rocha)
A comunidade das Irmãs Calvarianas está há 3 anos na  e de acordo com Luzinete Araújo, a Missão é ajudar na organização pastoral missionária e na formação de lideranças locais para que desta forma, possam dar continuidade ao trabalho desempenhado pelas missionárias.  

“Os principais desafios são as distancias, a falta de comunicação, falta de recursos financeiros para financiar projetos e a própria cultura local, às vezes se torna um desafio”, finalizou. A previsão inicial é que a Irmã permanece por três anos na comunidade. 

Perfil 

Luzinete de Araújo Silva nasceu em 09 de maio de 1986 no povoado São Cristóvão, município de São Luiz do Piauí.  É filha de Maria Luzia de Araújo Silva e João Pedro da Silva, desde os 16 anos atuou na comunidade como catequista, no grupo de jovens, como animadora da comunidade, na equipe de missionários da paróquia e na Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo. 

Em fevereiro de 2008 iniciou o processo de acompanhamento vocacional com as irmãs Calvarianas, fazendo 6 meses de aspirantado externo, em 07 de setembro de 2008 começou a morar com as irmãs em São José do Piauí como aspirante, permanecendo por 10 meses. Em julho de 2009 mudou-se para a comunidade do noviciado em Fortaleza, onde fez a etapa do postulado. E em 23 de janeiro de 2011 iniciou o noviciado, permanecendo na mesma comunidade.

1 Comentários




  1. parabens a nossa conterranea irmã luzinete araujo pelo seu trabalho é duas classe boa de se trabalhar com ela idigena e e ribeirinhos,eu tambem ja tive o previlegio de acompanhar os idigena e ribeirinhos em Tucuruí no pará e vc antonio rocha passeando e trabalhando ao mesmo tempo, ki linda a matería da luzinete araujo, e a amazonas é o coração do brasil a coisa mais linda

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE