Cardiologista alerta para sinais de problemas no coração

PICOS - Uma das doenças silenciosas que  mais tem acometido a população brasileira são os problemas cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca. Segundo dados divulgados em 2014,  do Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca,  cerca de  50 mil pessoas morrem todos os anos por complicações da doença no país. Os números são ainda mais alarmantes quando 100 mil novos diagnósticos são feitos anualmente.

Dr. Beserrinha alerta para cuidados com o coração. (Crédito: Antonio Rocha)
O médico cardiologista  Francisco Beserra, faz um alerta que neste período onde as temperaturas estão mais altas, ocorre um aumento na pressão arterial e acelera os batimentos cardíacos, quando estes associados a atividades físicas.

“Nós vivemos num clima tropical, de em torno de 40º graus e o próprio treino favorece a elevação da pressão arterial. Outros fatores de risco pra induzir uma pessoa a ter problema de coração são hipertensão arterial (pressão alta), diabete, tabagismo, etilismo, sedentarismo, obesidade, consumo exagerado de sal, gordura, açúcar e de outros alimentos que não fazem bem a saúde”, explicou o cardiologista.

Ainda segundo o médico, as patologias cardiovasculares são as mais importantes na causa de mortes e sequelas. Por esta razão, o cardiologista orienta que é importante que a partir dos 25 anos a pessoa realize com frequência exames de rotina, como hemograma, glicemia, colesterol dentre outros.

Hereditariedade - Quando o assunto são problemas no coração, um dos fatores que gera receio nas pessoas é a hereditariedade nos casos dentro de uma mesma família. De acordo com Francisco Bezerra nós herdamos  a predisposição hereditária, mas hábitos saudáveis podem diminuir os ricos de desenvolver a doença.

“Mas se você corrige estes fatores praticando atividade física, evita o consumo de alimentos ruins e mantém seu peso adequado, seguramente você não terá problemas cardíacos”, enfatizou o médico.


Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são:

Falta de ar na atividade física ou logo após estar deitado por um tempo
Tosse
Inchaço dos pés e tornozelos
Inchaço do abdômen
Ganho de peso
Pulso irregular ou rápido
Sensação de sentir o batimento cardíaco (palpitações)
Dificuldade para dormir
Fadiga, fraqueza, desmaios
Perda de apetite, indigestão
Diminuição da atenção ou concentração
Redução do volume de urina
Náuseas e vômitos
Necessidade de urinar durante a noite
Bebês podem apresentar suor durante a alimentação (ou outra atividade).

Por Paula Monize
Edição: Antonio Rocha

Postar um comentário




PUBLICIDADE