Saúde capacita profissionais para o combate à violência contra idosos

PICOS - A Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) realiza nesta quinta-feira (08) a Oficina de Capacitação e Sensibilização de Profissionais e Atores Sociais da Rede de Atenção e Proteção para o Enfrentamento à Violência contra a Pessoa. O encontro acontece no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos, e conta com a participação de aproximadamente 150 profissionais da saúde e assistência social.   


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no país aproximadamente 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Seguindo esta tendência, no Piauí o número de idosos, corresponde a 12% da população total do estado.  Com o aumento desta população surge a necessidade adequação das políticas sociais.  

“Essa capacitação vem para qualificar os profissionais, para que os mesmos saibam como atuar, o que vão fazer diante de uma notificação de violência contra o idoso. O Estado está preocupado com a saúde da população idosa, quais são as políticas, quais são as estratégias para que esse envelhecimento ele seja ativo e seja saudável”, explicou a Coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, Valdite Costa.

Segundo a Coordenadora, em 2014 foram registrados no Piauí, 1114 casos de denúncias contra idosos. Para a coordenadora, esse é um dado alarmante. 

“O que é mais preocupante, é que existe uma subnotificação, por que o idoso não vai lá denunciar a sua família, o seu filho, e ele fica sofrendo maus tratos. A gente analise, que se existe números tão elevados com essas subnotificações, imagine se a gente conseguisse notificar todos os casos existentes no estado”, analisa. 

A iniciativa é realizada através de parcerias com entidades públicas e organizações não governamentais. Na programação palestras e debates sobre Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e o papel das redes municipais e estaduais de Atenção as vítimas de violência. 

Para o Coordenador de Atenção Básica de Saúde, no município de São João da Canabrava,  enfermeiro Átila Araújo, a capacitação é importante para a troca de experiências e aprender novos conhecimentos. 

"A capacitação é sempre singular, nós que somos profissionais de saúde, estamos focados em trabalhar em cima dessa prevenção, para abolir a violência contra o idoso, por isso é um momento importante para atualizarmos os nossos conhecimentos", acrescentou o enfermeiro. 

A capital Teresina e a cidade de Floriano já receberam a capacitação, que será realizada ainda em Parnaíba, no dia 14 de outubro. 

  


Fonte: Manchete Piauí
Fotos: Antonio Rocha

Postar um comentário




PUBLICIDADE