Meteorologia prevê mais chuvas e até granizo no Sul do Estado

PIAUÍ - Após a tempestade que provocou destruição em várias cidades da região Sul do Piauí, a Gerência de Hidrometeorologia Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR), diz que a previsão é de mais chuvas fortes até domingo com possibilidade até de chuvas de granizo em algumas cidades da região.

Chuva de Granizo. (Imagem: Reprodução)
Chuva de Granizo no Brasil - De acordo com a meteorologista Sônia Maria Ribeiro Feitosa, as pancadas de chuva estão sendo provocadas pelo calor e altas temperaturas que atingem a região. "Nessa época a temperatura está alta eo calor faz com que o ar quente suba e chegando a um nível elevado ela encontra a umidade e começa a mudar os padrões de vento por conta da diferença de pressões. Com o choque da temperatura quando o ar quente chega na nuvem o confronto com o ar mais frio provoca essas tempestades", explicou a meteorologista.

A característica principal para este período do ano são as chuvas fortes, que nem sempre representam uma grande medição pluviométrica. Em São Raimundo Nonato por exemplo, o acúmulo foi de apenas 1 milímetro cúbico. "Nessa estação é comum a presença de tempestades mas não são chuvas com grande acumulado. As chuvas de hoje até sábado devem ser fortes novamente e no domingo mais fracas", completou.

Vento - Fortes rajadas de vento que derrubaram prédios e feriram pessoas também foram detectadas especialmente em Fartura do Piauí, porém a SEMAR não possui medição no município. Segundo Sônia, foram registrados ventos de 30 km em São Raimundo Nonato, medição mais próxima do município mais atingido.

Fonte: Cidade Verde 

Postar um comentário




PUBLICIDADE