Anvisa aprova o registro da vacina contra a dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil. A aprovação foi pub...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil. A aprovação foi publicada nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial da União. Na prática, isso significa que a agência considera a vacina segura e eficaz no combate a dengue.

Foto: Thinkstock
A vacina, entretanto, ainda precisa passar por mais uma etapa antes de chegar ao mercado. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definirá questões técnicas da vacina, como o preço de cada dose. A partir destes valores, o governo definirá se a vacina será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou se será disponibizada apenas na rede privada.

A expectativa é que a vacina comece a ser vendida no Brasil no primeiro semestre de 2016. Ela é produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, recebe o nome de Dengvaxia, e promete proteção de 93% contra casos graves da doença e de 66% contra todos os outros tipos de dengue.

Segundo a Anvisa, o medicamento só funciona no combate à dengue. Ele não protege contra outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika.

A vacina Dengvaxia já foi aprovada no México e nas Filipinas. O Brasil é o terceiro país a regular o medicamento.

Fonte: Época

Veja também

SAÚDE 8802595436305132374

Postar um comentário

Últimas Notícias

item