Matrículas da rede estadual de ensino começam dia 04

PIAUÍ - As matrículas nas escolas públicas estaduais terão início a partir do dia 4 de janeiro de 2016 nas etapas e modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Educação de Jovens e Adultos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), espera realizar mais de 240 mil matrículas, que abrangem as fases de renovação, remanejamento ou transferência de alunos e matrículas de novos estudantes. 

Alunos da escola Mestre Antônio Pereira de Araújo, Ensino Médio de São Luís do Piauí. 
Este ano, a novidade é a pré-matrícula online para novos alunos, que deverá ser feita no período de 04 a 15 de janeiro, por meio do endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matriculaonline.

A intenção da Seduc é reduzir as longas filas nas escolas públicas do Piauí. "Decidimos implantar esse sistema online para evitar as filas que se formavam em algumas escolas muito procuradas da Rede. Agora, os pais podem matricular seus filhos de forma online e comparecer à escola apenas para levar a documentação necessária para efetivação da mesma", explica Ana Rejane, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc.

O processo de matrícula, na capital e no interior, seguirá o calendário escolar que estipula as datas de 4 a 9 de janeiro para renovação, remanejamento e transferência; 4 a 15 de janeiro para matrículas online e 11 a 15 de janeiro para confirmação das matrículas novas nas escolas. O início do período letivo 2016 está previsto para 15 de fevereiro em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, explica que a expectativa é que a Rede Estadual realize aproximadamente 250 mil matrículas, entre renovações, transferências e novas matrículas. "Nossas escolas estão reformadas e ampliadas, esperando esses alunos. Nós ainda fazemos um trabalho de conscientização junto à comunidade, para que ninguém fique fora da escola", diz Rejane.

Documentação

No ato da matrícula, devem ser apresentados documentos de identificação, como certidão de nascimento ou RG, e documentos que comprovem a escolaridade do aluno, como certificado e histórico escolar. No caso de alunos maiores de 18 anos, são solicitados, ainda, título de eleitor e certificado de reservista (sexo masculino).

Para organização das turmas, a Seduc estabelece um número máximo de alunos por turmas, variando entre 35 e 45 alunos, conforme a modalidade de ensino.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE