Prazo para vacinação contra a aftosa termina na quinta (31)

PIAUÍ - Os criadores piauienses têm até a próxima quinta-feira (31) para vacinarem o rebanho contra a febre aftosa. O prazo atual já foi prorrogado uma vez e quem não realizar a vacinação dos animais pode ser multado com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 4 mil. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) alerta que o prazo não será mais prorrogado.

Foto: Reprodução
Após a vacinação, os criadores terão até o dia 10 de janeiro para fazer a certificação, que é a comprovação de que o proprietário vacinou os animais. A certificação pode ser feita nos escritórios da Adapi espalhados em 186 municípios do estado. Até agora, o Piauí já comercializou mais de 1,8 milhão de vacinas.

“A gente precisa continuar como área livre da aftosa. Desde o reconhecimento internacional do Piauí livre da aftosa, o seu rebanho tem aumentado e sido valorizado. Além de valorizar, a gente tem o controle da sanidade animal do estado do Piauí”, disse Antoniel de Sousa, diretor geral da Adapi.

Com o selo de estado livre da febre aftosa, os animais do Piauí podem ser comercializados em todo o Brasil e até mesmo fora do país. Atualmente, o estado já possui o status de área livre da aftosa com vacinação, mas o objetivo é no futuro alcançar o status de estado livre sem vacinação.

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE