Chuvas mudam paisagem no Piauí; veja fotos

Durante boa parte do ano, o cenário em vários municípios do Piauí e, principalmente no sertão, é basicamente o mesmo: árvores secas, chão cinzento, pouca água e um imenso seu azul. Mas as últimas chuvas estão mudando a paisagem e possibilitando vários espetáculos registrados por piauienses.

O antes e depois de uma estrada em Pio IX. (Foto: Rocílio Ribeiro Rocha)
O site  Cidadeverde.com reuniu alguns dos registros de internautas para mostrar que, com a ajuda das chuvas, o potencial turístico de várias cidades. Muitas imagens postadas em redes sociais foram reunidas e mostram o antes e depois das chuvas.

De acordo com a meteorologia, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Segundo dados da Gerência de Hidrometeorologia da Semar - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- janeiro já pode ser considerado o mais chuvoso dos últimos anos. Somente até a última segunda-feira (25), foram 263,6 mm de chuva em todo o estado, quase o dobro do registrado em 2015.

Na capital, a previsão era de que até o fim do mês chegaríamos a 230 mm, mas essa marca já foi ultrapassada. Segundo a Semar, já foram registrados 277,6 mm desde o dia primeiro até as 10 horas desta segunda-feira, o dobro do registrado em 2015, quando se chegou próximo de 100 mm.

Os motivos de tanta chuva, segundo a Semar é a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, sendo responsáveis pela formação e manutenção de áreas de instabilidade que provocam bastante chuva. O fenômeno El Niño, que até poucos dias provocou escassez de chuvas no Piauí, perdeu força frente à atuação dos Vórtices Ciclônicos.

Fonte: Cidade Verde

Em Pio IX, na fazenda Cantinho, zona rural de Pio IX, um registro de Rômulo Maia.
Imagem da Lagoa de Pavussú registrada pelo internauta Edson Silva. 
Imagem mostra mudança de paisagem em menos de um mês em fazenda no Piauí.

Postar um comentário




PUBLICIDADE