Piauí registra dois novos casos de microcefalia

Sobe para 53 o número de casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus no Estado do Piauí. Os dados são do último boletim epid...

Sobe para 53 o número de casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus no Estado do Piauí. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, computados até o último domingo, identificados em vinte municípios do Estado.

Imagem: Reprodução 
Até o momento, foram registradas duas mortes, o que fez acender o sinal vermelho para as autoridades de saúde locais, que decidiram investir R$ 5,5 milhões em ações de combate e prevenção à doença.

Entre estas ações está a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar  as causas do aumento acentuado dos casos de dengue, chikungunya e zika. Esta última, trazendo complicações como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.

As preocupações são  justificadas porque está começando agora, embora ainda de maneira tímida, o período chuvoso no Estado, quando há acúmulo natural da água da chuva, formando criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A erradicação do mosquito é a arma mais eficaz para combater as doenças citadas. Aqui na capital, a Prefeitura tem feito mutirões de limpeza nos bairros. Mas a tarefa tem que ser feita diariamente, e não só pelo poder público, mas, principalmente, por cada morador de cada cidade do Estado.

Fonte: WebPiauí

Veja também

SAÚDE 5011538253628250315

Postar um comentário

Últimas Notícias

item