Fenômeno raro é visto no céu de Teresina

TERESINA - A formação das nuvens na tarde deste sábado (20) chamou a atenção dos teresinenses pela beleza e raridade. Fotos e vídeos do aco...

TERESINA - A formação das nuvens na tarde deste sábado (20) chamou a atenção dos teresinenses pela beleza e raridade. Fotos e vídeos do acontecimento tomaram as redes sociais. Segundo o geógrafo e climatologista Weton Costa, a o espetáculo visual é na verdade um fenômeno raro chamado de “nuvem prateleira” (shelf cloud).

Foto da internauta Marília Daniele Santos (Foto: Daniele Santos/Arquivo pessoal)
“Geralmente, a shelf clouds precede uma tempestade, mas não é obrigatório. Uma nuvem de prateleira é geralmente curva ou semicircular e se sobressai como uma prateleira a partir de uma nuvem pai (geralmente uma nuvem de tempestade). As shelf clouds formam-se quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio”, disse o climatologista.

Ainda de acordo com Weton Costa, o fenômeno se forma porque o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem. O movimento acelerado, ocorrido em alguns casos, produz ventos muito fortes, que acontecem antes da tempestade propriamente dita.

Veja também

TERESINA 1026313232393640315

Postar um comentário

Últimas Notícias

item