Após greve, aulas da rede estadual retornam nesta segunda-feira (28)

PIAUÍ - Após uma paralisação que durou 36 dias e atingiu cerca de 40% das escolas do estado, segundo a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), as aulas da rede estadual de ensino deverão retornar nesta segunda-feira (28).

Após greve, aulas da rede estadual retornam nesta segunda-feira (28). (Foto: Antonio Roca)
Para repor as aulas, a Seduc anuncia ainda na próxima semana um calendário base para cada unidade de ensino. Mas a secretaria adianta que os chamados sábados letivos serão adotados para que a carga horária seja cumprida. As escolas também terão a opção do contra turno e extensão do período letivo.

“Temos escolas que estão funcionando normalmente desde o início do período letivo, em fevereiro. Outras pararam apenas alguns professores, atrapalhando determinadas disciplinas. Com isso, o que estamos fazendo é um calendário mais estendido e com outras opções para as escolas reporem as aulas perdidas e cumprirem os 200 dias letivos que são determinados pela Lei de Diretrizes e Base da Educação”, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

Sábados e contra turno

Entre os meses de março e julho as escolas terão 13 sábados que poderão ser utilizados como dias letivos e, entre agosto e dezembro, mais 18. No calendário a ser divulgado esta semana vão constar as datas exatas de cada sábado letivo. A diretora de inspeção escolar, Ana Rejane Barros, explica que o contra turno só poderá ser utilizado por algumas escolas, por exemplo, as que tiverem salas ociosas em outros turnos.

Férias menores.

Outra opção das escolas é avançar sobre o recesso de duas semanas que as unidades terão em julho. No final do ano, a calendário que encerraria dia 21 de dezembro agora vai até o dia 29. “Mas apenas as escolas que precisam destes dias extras devem utilizá-los. Quem não entrou em greve e conseguiu encerrar os 200 dias letivos no dia 21, pode encerrar o ano normalmente”, ressaltou Ana Rejane Barros.

Cada escola da rede estadual afetada pela greve dos professores terá calendário de reposição adequado às suas necessidades. Por este motivo, a Seduc pede para os pais buscarem as diretorias das unidades em que seus filhos estão matriculados para pedir informações sobre como ficarão os dias letivos.

Este procedimento deve ser feito principalmente nas escolas em que houve adesão total ou parcial à greve. “Peço que, após a divulgação do calendário de reposição e o planejamento de cada escola, os pais se dirijam até a diretoria para serem informados sobre como as aulas serão repostas e sobre as novas datas”, comentou a secretária Rejane Dias.

Com informações do G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE