Confira entrevista com a secretária de educação Elizangela Santos

SÃO JOÃO DA CANABRAVA – A série Semana da Mulher traz hoje (11) uma entrevista com a professora e secretária de Educação de São João da Canabrava, Elizângela Santos, que fala sobre os desafios e as conquistas das mulheres. Confira a entrevista: 

Elizângela Santos. (Foto: Rosário Sousa)
Canabrava News: Professora Elizangela, para a senhora o que significa ser mulher? 

Elizangela Santos: “Para definir o que é ser mulher, vou me valer de um trecho da obra “ Os Sertões” de Euclides da Cunha, onde ele diz que “o sertanejo é antes de tudo um forte”.  Na minha concepção, essa é a definição mais completa que se pode atribuir ao ser MULHER, visto que ela possui uma força gigantesca que vem em contraposição à fragilidade, que lhe é peculiar, e que juntas constituem a sua essência”.

Canabrava News: Nos dias atuais, quais os maiores desafios que a mulher enfrenta? 

Elizangela Santos: "A mulher enfrenta na contemporaneidade grandes desafios. Pois ao mesmo tempo em que ocupa os espaços que antes eram exclusivos dos homens, continua sendo a mãe, a esposa, a dona de casa, a estudante, atributos esses, os quais ela consegue atender com primazia, mesmo em face ao seu advento no mercado de trabalho".

Canabrava News: Como é ter que dividir o tempo com filhos, casa e trabalho?

Elizangela Santos: "Cuidar da casa, da família e ao mesmo tempo estudar e trabalhar, é algo que só alguém com a força que acima citei, pode conseguir conciliar. Talvez esse seja o maior desafio da mulher nos dias atuais. Repito, somente um ser tão forte e de alma tão sensível, é capaz de atender a esse misto de atividades, sem deixar a desejar em nenhuma delas". 

Canabrava News: Qual o papel da mulher na sociedade? 

Elizangela Santos: "É evidente que ainda existem muitas coisas a serem conquistadas, pois somos fruto de uma cultura predominante machista, que ainda discrimina a mulher em muitos aspectos.  No entanto, muitas já foram alcançadas, o que nos torna conscientes do valor que temos e do respeito com qual devemos ser tratadas. Temos um papel relevante na sociedade que jamais pode deixar de ser visto e dado o devido valor. Somos múltiplas, e isso nos coloca num patamar, o qual a sociedade não pode ignorar".

Espaço aberto 

Aproveito a oportunidade para parabenizar todas as mulheres pela passagem do nosso dia, especialmente as mulheres canabravenses, pelo trabalho, pela dedicação e sobretudo, pela coragem com que enfrentam os desafios decorrentes da multiplicidade de atividades que exercem.  E de forma mais especial ainda, parabenizo as professoras da nossa cidade, que com seu trabalho, contribuem todos os dias para o constante desenvolvimentos dos nossos filhos e, consequentemente, do nosso município. FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS NÓS!!!!

2 Comentários




  1. Parabéns pela ótima entrevista! Foi uma excelente leitura, sabias e cultas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ótima entrevista! Foi uma excelente leitura, sabias e cultas palavras!

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE