Conheça a história da agricultora que é símbolo de força e coragem

SÃO JOÃO DA CANABRAVA – Francisca Maria da Rocha Sousa, mais conhecida como Nena, nasceu e se criou na roça, como dizem. Casada com o agricultor José Valdivino e mãe de cinco filhos, Nena é uma mulher que não tem medo de trabalho e gosta do que faz, por ser um exemplo de mulher forte e batalhadora, ela é a nossa homenageada de hoje na série Semana da mulher.

Francisca Maria da Rocha Sousa. (Foto: Antonio Rocha)
A agricultora conta que começou a trabalhar ainda criança para ajudar no sustento da família. Ela mora na Vila Brejo, em São João da Canabrava e seja no inverno ou no verão, a roça é o local de trabalho desta canabravense.  

“Desde os 10 anos trabalho na roça, meu serviço sempre foi esse, gosto de trabalhar na roça, eu acho bom na roça por que eu venho a hora que eu puder vir e largo a hora que eu vejo que dá para largar, não tenho patrão, é por minha conta mesmo, e sendo nesses outros serviços você vai o horário que o patrão marcar”, relata a agricultora.


A família de Nena planta basicamente o milho, o feijão e o arroz para o sustento de casa, o que sobra é vendido na feira livre aos domingos. “No inverno a gente trabalha com feijão milho e arroz, no verão só feijão e milho e tiramos o sustento disso, a renda que a gente tem mais é da roça, a gente planta e tira um pouquinho para vender na feira no domingo, isso no verão, no inverno é para o consumo de casa, na feira vendemos milho e feijão”, explica.

Para a agricultora ser mulher é sinônimo de força e determinação. “Eu cuido de casa, vou para a roça, cuido dos meus filhos e do meu marido, então eu acho que sou meia forte, me sinto feliz por ser mulher, e a mulher sempre dá um jeito de fazer as coisas na hora certa”, acrescentou. 

Mensagem 

“Dia oito é um dia muito importante, então o que é desejo para todas as mulheres é que sejam felizes”.





2 Comentários




PUBLICIDADE