Justiça cassa o mandato do prefeito de Bocaina

BOCAINA - O atual prefeito de Bocaina, Nivardo Silvino de Sousa, foi cassado pela Justiça Eleitoral em sentença expedida no Diário da Justiça Eletrônico  da próxima segunda-feira (11). Nivardo havia assumido recentemente a prefeitura após a morte do então prefeito de Bocaina, José Luiz de Barros. Além da cassação, o prefeito foi condenado ao pagamento de multa no valor de dez mil Ufir pela prática de captação ilícita de sufrágio.

Prefeito Nivardo Silvino. (Foto: Reprodução/Piauí 24hs)
Segundo a sentença o ex-prefeito teria realizado benfeitorias em propriedades particulares de eleitores, inclusive utilizando máquinas, carros, funcionários e combustível da municipalidade, tais como: construção de açudes, nivelamento de terras, marcação de lagoas, dentre outros, citando na inicial alguns proprietários que teriam se beneficiado em troca do voto.

Feito doação de terrenos para correligionários políticos que mudassem seu domicílio eleitoral para o 
município de Bocaina-PI e que votassem. Cessão gratuita de prédio público onde funcionava a Unidade Escolar do Povoado Lageirinho para que eleitores carentes morassem no mesmo em troca de votos, doação de bens móveis, tais como materiais de construção, em troca de voto para o investigado.

Manipulação do Programa Federal Bolsa Família para beneficiar eleitores dos investigados, utilizando assim o Bolsa Família como “moeda de troca” por voto, coação em face de beneficiários de residências no Conjunto Habitacional da Vila Criola, onde houve invasão de domicílio, tentativa de capturar documentos, tais como títulos de eleitores e outros documentos pessoais, ameaças e abuso do poder econômico e político com o intuito de favorecimento eleitoral dos

O atual prefeito permanece inelegível pelos próximos oito anos. O presidente da Câmara de Vereadores de Bocaina, José Airton Cipriano, já foi empossado como prefeito.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário




PUBLICIDADE