Lançada a plataforma "Hora do Enem" que promete ajudar os estudantes

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a contar agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as...

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a contar agora com uma ferramenta inédita e gratuita de preparação para as provas do exame. Trata-se da Plataforma Hora do Enem, lançada pelo governo federal. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e videoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes.

Imagem: Divulgação
Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida para o participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados. Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (Sesi), além da TV Escola, canal público do MEC.

O primeiro simulado on-line será realizado já no próximo dia 30 para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes pública e particular. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação oferecerá 120 mil acessos por meio de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Esses estudantes precisam fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma Hora do Enem.

O governo do Piauí também prepara uma ferramenta de estudo chamada "Pré Enem Seduc", que será lançado no dia 11 de abril. De acordo com o diretor da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, Ellen Gera, a Seduc vai promover a maior oferta de cursos e conteúdos curriculares por meio de quatro ações distintas. São elas: Preparatório Enem do Canal Educação, Seduc/Enem On-line, Revisões de Auditório Transmitidas e Aulas para Áreas Específicas.


No Preparatório Enem, a Seduc ofertará aulas aos sábados e domingos, por meio do Canal Educação, para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.  As disciplinas serão ministradas por professores renomados em Teresina e especialistas na resolução das provas do Enem. As aulas serão transmitidas ao vivo do estúdio do Canal Educação para 268 escolas, em 180 municípios, e os estudantes poderão tirar dúvidas durante as apresentações.

A segunda ação Seduc/Enem On-line trará aos estudantes um aplicativo para celular, tablet e computador para repassar conteúdo e comunicação com professores. Pelo app será possível ter acesso aos cadernos para cada disciplina do Enem; baixar o material para leitura offline; assistir vídeos com aulas ministradas por professores renomados; realizar testes com correção das questões e enviar dúvidas para serem respondidas pela equipe do Canal Educação, por meio do aplicativo.

Para motivar, repassar conteúdos das disciplinas e orientar os alunos sobre as provas, a Seduc realizará revisões de auditório em grandes espaços que ocorrerão simultaneamente na capital e em algumas cidades do interior, mas que também serão transmitidas pela TV e pelo Canal Educação. Ao todo, seis grandes revisões serão feitas até a data do Enem.

A quarta novidade trazida pela Seduc aos estudantes é a oferta de turmas para áreas específicas da prova do Enem: natureza, humanas e saúde, em cidades polos.

"Isso é resultado do trabalho de democratização que a Seduc vem fazendo. Antes, o aluno que ficava na área rural do Piauí não tinha acesso a bons preparatórios e nós sabemos que o Enem é nacional, então a nota que ele faz aqui no Estado serve para todo o país. Agora, tanto o governo federal quanto o estadual trazem novos recursos para que aluno possa utilizar no preparatório e fazer uma boa prova do Enem", afirma Ellen Gera.

Portal AZ

Veja também

NOTÍCIAS 2040940868922597142

Postar um comentário

Últimas Notícias

item