Vereador propõe criação de parque na Cidade de Pedras

SÃO JOÃO DA CANABRAVA – O vereador José Gregório (PMDB) apresentou na sessão realizada na última sexta-feira (01) na Câmara, um requerimento propondo a criação do Geoparque Municipal de Preservação Ambiental e Cultural “Cidade de Pedras”, no município de São João da Canabrava. O pedido será encaminhamento a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.

Cidade de Pedras, em São João da Canabrava. (Foto: Antonio Rocha)
Por sua importância geológica, ambiental e cultural, com destaque para a presença de sítios arqueológicos com pinturas rupestres, para o parlamentar, a criação do parque trará muitos benefícios para a região.

“O Geoparque Cidade de Pedras tem como objetivo a preservação dos ecossistemas naturais relevantes ao município, com a preservação de espécies vegetais nativas, atrativas de fauna, a realização de pesquisas cientificas, a recuperação de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e culturais”, justificou.  

No requerimento José Gregório elencou outros objetivos para a Criação do Parque Cidade de Pedras, são eles:

1- Preservar o patrimônio geológico para futuras gerações (geoconservação)
2 – Educar e ensinar o grande público sobre temas geológicas e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências
3 – Assegurar o desenvolvimento sustentável através do (geoturismo), reforçando a identificação da população com sua região, promovendo o  respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, industrias de hospedagem e novos empregos;
4 – Gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

Inscrições rupestres na Cidade de Pedras. (Foto: Arquivo Pessoal)




Postar um comentário




PUBLICIDADE