Gil Paraibano lidera pesquisa de intenção de voto em Picos

PICOS - Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) aponta a liderança do ex-prefeito, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), na disputa pela Prefeitura de Picos. Ele lidera nos dois quesitos com mais do dobro das intenções de votos do segundo colocado, atual prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT).

Ex-prefeito Gil Paraibano. (Foto: Antonio Rocha)
Na estimulada, quando os pesquisadores citam os nomes dos candidatos e perguntam em que o eleitor votaria, Gil Paraibano aparece em primeiro lugar com 55,25% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o Padre Walmir (PT), pré-candidato à reeleição com 22% das intenções de votos. A vantagem do ex-prefeito para o atual gestor é de 33,25% pontos percentuais.

Resultado da pesquisa - Foto: Reprodução/Amostragem

Os outros dois pré-candidatos a prefeito de Picos aparecem com números inexpressivos. O médico Gutemberg Rocha (PSDB) tem 4,25% das intenções de votos, enquanto o servidor público federal, Júnior Nobre (PSC) é o último colocado com 3,75% das intenções de votos. Dentre os eleitores pesquisados 7% ainda estão indecisos e 7,75% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Espontânea

O ex-prefeito Gil Paraibano (PP) também lidera com folga a pesquisa espontânea. Se a eleição fosse hoje ele teria 37,35% das intenções de votos, contra 15,25% do Padre Walmir (PT). Júnior Nobre (PSC) tem 2,25% das intenções de votos e Gutemberg Rocha (PSDB) aparece com 0,5, mesmo percentual de Gilvan Gomes (PSDC).

Nesse quesito o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB), que não é pré-candidato, tem 0,25; enquanto os que disserem que anulariam ou voto ou votariam em branco somam 5,5%. 38,5% dos eleitores pesquisados preferiram não opinar ou disseram que ainda não sabem em que vão votar para prefeito de Picos nas eleições do próximo dia 2 de outubro.

Rejeição

Pré-candidato a reeleição o Padre Walmir (PT) lidera o índice de rejeição com 41,75%. Em seguida vem Gutemberg Rocha (PSDB) com 19,25% e Júnior Nobre (PSC) com 18,75%. O ex-prefeito Gil Paraibano (PP) aparece com 13,25 pontos percentuais de rejeição.

Os eleitores que disseram não rejeitar nenhum dos pré-candidatos a prefeito somam 10,75%. Já os não souberam ou preferiram não opinar são 5%. O somatório do índice de rejeição ultrapassa 100% porque é permitido que um eleitor rejeite mais de um pré-candidato a prefeito.

Abrangência

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Amostragem entre os dias 10 e 11 de junho contratada pelo PP, partido ao qual está filiado o ex-prefeito Gil Paraibano. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada dia 10 de junho no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sob o protocolo número PI 09438/2016.

Na consulta foram pesquisados 400 eleitores residentes nas zonas urbana e rural do município de Picos. Na sede, foram pesquisados os bairros Aerolândia, Malvinas, Aroeiras do Matadouro, Bela Vista, Boa Sorte, Boa Vista, Bomba / São Vicente, Canto da Várzea, Catavento, Centro / Pé do Morro, Conduru, DNER, Ipueiras, Jardim Natal, Junco, Malva, Emaus, Morada do Sol, Paraibinha, Paroquial, Parque de Exposição, Parque Industrial / Pantanal, Passagem das Pedras, Pedrinhas, São José, Trizidela, Belo Norte, Cidade de Deus, Cohab e Morro da AABB.

Na zona rural foram pesquisados os povoados Fátima do Piauí, Altamira / Aeroporto, Junco dos Monteiros, Coroatá / Lagoa dos Félix, Mucambo, Torrões, Angical, Tabatinga, Altos, Tapera, Morrinhos I, Valparaíso, Lagoa Comprida, Umari, Curralinho / Cistovinho, Bocolô, Estribaria, Saquinho, Capitão de Campos, Samambaia, Mirolância e Malhada Grande.

Segunda pesquisa

Esta foi à segunda pesquisa de opinião pública para prefeito de Picos realizada em 2016 e registrada junto ao TRE. Na primeira, feita pelo Instituto BRVox em 2 de março, o ex-prefeito Gil Paraibano (PP) aparecia na frente com 56% das intenções de votos na estimulada. Em segundo Padre Walmir (PT) com 22,67% e em terceiro Júnior Nobre (PSC) com 6,67% das intenções de votos.

Na espontânea, Gil Paraibano (PP) aparecia com 38,67% das intenções de votos, seguido do Padre Walmir (PT) com 16,89% e Júnior Nobre (PSC), com 4,44%. Gutenberg Rocha (PSDB) tinha 0,89% das intenções de votos, enquanto o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB) e o vereador Rinaldinho (PP), que não são pré-candidatos a prefeito, figuravam com 0,44 pontos percentuais.

Por José Maria Barros/ GP1


Postar um comentário




PUBLICIDADE