Familiares de Larissa organizam campanha em São João da Canabrava

SÃO JOÃO DA CANABRAVA – Na tarde desta quinta-feira (21) familiares da médica picoense Larissa Luz, que está com Leucemia e precisa da doação de medula óssea, participaram de uma reunião na igreja católica de São João Batista, em São João da Canabrava. O objetivo da visita foi organizar uma campanha para que mais pessoas possam se cadastrar como possíveis doadores de medula óssea.

Familiares de Larissa organizam campanha em São João da Canabrava. (Foto: Raylane Bezerra)
Estiveram presentes no encontro uma irmã de Larissa, uma amiga, a madrinha da jovem e uma prima. A campanha será realizada nas cidades de São João da Canabrava e São Luís o Piauí, onde serão feitos os cadastros. Por meio da campanha para Larissa já foram encontrados nove doadores de medula para outras pessoas. 

Campanha  

A campanha foi iniciada ainda em dezembro do ano passado, momento em que a médica Larissa Luz foi diagnosticada com Leucemia. Deste período então, a jovem vem travando uma luta contra a doença e respondendo bem aos tratamentos, mas necessita de um doador para a sua cura.

Como ser um doador de medula

É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde;

É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro;

No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue. Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;

As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de 
Doadores de Medula Óssea;

Se é encontrado um cadastrado compatível ele é convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética Se o perfil coincidir com o daquela pessoa que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;

Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;

A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.






Postar um comentário




PUBLICIDADE