Inscrições do Garantia Safra devem acontecer em agosto

PICOS - As inscrições para o programa Garantia-Safra biênio 2016/ 2017 devem acontecer no mês de agosto. De acordo com a secretária de políticas agrícolas e produção do sindicato, Maria de Jesus Moura, os agricultores esperam que uma data seja estipulada.

Inscrições do Garantia Safra devem acontecer em agosto. (Foto: Antonio Rocha)
“Com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ficou muito difícil. Ações como, consultar o extrato de Declaração de Aptidão ao Pronaf, não estão sendo realizadas, com esse documento o agricultor realiza inscrições em programa do governo federal. Estamos esperando uma data para o início das inscrições do Garantia Safra”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com Maria de Jesus, os agricultores têm procurando o sindicato, uma vez que em anos anteriores as inscrições já haviam começado.

Reuniões entre sindicatos, IBGE, prefeitura e Emater apontaram que as percas agrícolas no município, durante última safra chegaram a 95%, onde as culturas mais prejudicadas foram o feijão e o milho.

Em Picos, cerca de 2400 agricultores realizaram suas inscrições para o programa durante o biênio 2015/2016.

Processo

Passado o período de inscrições, irá acontecer a digitalização dos dados colhidos, para que seja feita a seleção dos nomes. Após a seleção, a lista será repassada para o conselho municipal que irá constatar a veracidade dos dados disponibilizados pelos trabalhadores rurais.

Confirmado a veracidade das informações a lista é homologada, e assim os boletos serão disponibilizados para  cada agricultor. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Ricardo Araújo, os boletos devem ser pagos até o final de dezembro.

Garantia Safra

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.  É uma espécie de seguro que conta com a contribuição do agricultor, prefeitura, governos estadual e federal.

Fonte: Picos 40 Graus

Postar um comentário




PUBLICIDADE