Piauí ocupa 9º lugar entre os estados que mais desperdiçam água potável

TERESINA - Apesar de ser banhada por dois rios, os teresinenses sofrem com a falta de água em algumas áreas da cidade. Na Zona Norte da capital, moradores já estão há oito dias sem abastecimento. Um dos problemas desta ineficiência está relacionada ao desperdício, que soma 49,03% de toda a água produzidada pela Agespisa. Com isso, o estado ocupa o 9º lugar entre os estados que mais desperdiçam água potável.

Foto: Antonio Rocha
O agente de portaria Antônio João Pereira afirma que além da falta de água, o que que também incomoda é a falta de informação por parte da empresa responsável. "Eu fico sendo jogado de um lado para o outro e quando eles vêm aqui, nada fazem. Quando eu chego do trabalho ainda vou carregar água para poder fazer uma comida, tomar banho ou lava roupa", relata o morador.

Segundo a Agespisa, são produzidos por dia 250 milhões de litros de água potável nas três estações de tratamento da capital. Essa água é distribuída para os 56 reservatórios que distribuem para as casas. Em 2015, o governo do Estado inaugurou a estação de tratamento da Santa Maria da Codipi com a promessa de resolver os problemas de abastecimentos da área.

Para o morador José Carlos, a estação inaugurada não conseguiu sanar a necessidade das família. "Todo dia eu tenho que ir em outro bairro para conseguir encher a caixa d'água da minha casa e só dura um dia", relata.

Agespisa informou que o problema no abastecimento destas áreas mais altas dos residenciais Jacinta Andrade e Paulo de Tarso é por causa da topografia elevada. Segundo a empresa, os moradores recebem água todos os dias, mas que não é suficiente para o dia todo e para resolver essa situação está sendo contruido um reservatório com capacidade de 800 mil litros de água na Zona Norte. A previsão de entrega da obra é até o fim do mês de agosto. Em relação a Zona Sul, onde também há problema de abastecimento, a empresa aformou que irá analisar a situação.

Fonte: G1


Postar um comentário




PUBLICIDADE