TRE/PI lança o Disque Eleições 2016

PIAUÍ - Já está disponível, desde as 8 horas da manhã desta sexta-feira (1°), o Disque Eleições 2016. O canal de comunicação entre a Justiça Eleitoral e a população piauiense tem o objetivo de tirar dúvidas relacionadas as eleições deste ano.

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI)  Foto: Ascom

Para aclarar as dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) através do 0800 007 9797 no período de 8h às 19h, em todos os dias úteis para esclarecer suas dúvidas. O serviço é gratuito e as ligações vão para uma central de atendimento, onde serão subdivididas em vários ramais já instalados na sede do TRE/PI.

De acordo com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) José Alves Siqueira Filho, as principais dúvidas que podem surgir são com relações as mudanças aprovadas na Reforma Eleitoral de 2015. “Nesse processo eleitoral de 2016 existiram algumas inovações no bojo da lei das eleições, especificamente em relação à propaganda eleitoral, houve uma diminuição no período de propaganda eleitoral. Antes começaríamos a partir do dia 6 de julho, agora, nesse pleito eleitoral, começaremos a partir do dia 16 de agosto. Houve uma diminuição desse período de propaganda e com isso, consequentemente, diminuirá os custos da campanha eleitoral”, explica.

O analista judiciário explica que o canal de ligações é específico para tirar dúvidas. As possível denuncias sobre o processo eleitoral, o cidadão deverá encaminha para outro órgão competente. “O disque eleições, na verdade, é um canal de disponibilização de informações aos cidadãos. Caso o cidadão queira denuncia, a denuncia deve ser dirigida ao Ministério Público Eleitoral competente. Se o eleitor estiver, por exemplo, é da cidade de Santa Filomena e perceber algum ilícito eleitoral, deverá ele procurar o Ministério Público Eleitoral da respectiva zona eleitoral de Santa Filomena”, esclarece.

Além do 0800, o cidadão poderá esclarecer suas dúvidas através do canal eletrônico: disqueeleicoes@tre-pi.jus.br ou ir diretamente na Coordenadoria de Jurisprudência do TRE-PI.

Fonte: Capital Teresina

Postar um comentário




PUBLICIDADE