Uso de celular ao volante pode ser a causa de 286 acidentes no Piauí

PIAUÍ- A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) lançou nesta segunda-feira (25) a campanha #DesConecta Trânsito ON Celular OFF com o objetivo de orientar sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos e pedestres. Só no Piauí mais de 50 pessoas foram autuadas por dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança neste ano.

A combinação celular/direção aumente em mais de 400% as chances de acidentes (Foto: Reprodução


De acordo com dados divulgados pela PRF, no ano passado foram 166 autuações pelo mesmo motivo, número maior do que o registrado em 2014, onde 81 pessoas dirigiam sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.

Em relação às autuações por dirigir o veículo utilizando-se de fones de ouvido conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular, a PRF já notificou 86 motoristas em 2016. Em 2015 foram 190 condutores e, em 2014, 169 pessoas foram autuadas.

Sobre os acidentes cuja causa presumível foi falta de atenção, o Piauí registrou 286 acidentes nos sete primeiros meses do ano. Um dos maiores índices aconteceu em 2014 quando 1.119 motoristas foram autuados. Em 2015 foram 825 notificações.

O uso crescente do celular no Brasil tem feito com que a combinação celular/direção aumente em mais de 400% as chances de acidentes, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, o motorista perde, no mínimo, cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

A prática de dirigir usando celular é considerada uma infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário.

Fonte: Portal O Dia




Postar um comentário




PUBLICIDADE