1.700 urnas apresentam problemas e são substituídas no Piauí

PIAUÍ - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já enviou as urnas eletrônicas que serão utilizadas no Piauí no dia da votação, em outubro. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu na última quarta-feira (03) 1.700 novos equipamentos, totalizando um universo de 10.100 que estarão disponíveis para todo Estado.

Foto: Reprodução
De acordo com Anderson Lima, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, alguns modelos antigos tiveram que ser substituídos por problemas técnicos. “Esses aparelhos foram descartados. As novas urnas vieram para complementar esse quadro. As novas urnas possuem o mesmo sistema usado nas eleições anteriores. Elas têm o compartimento, o dispositivo para a leitura digital dos eleitores, e o restante do funcionamento é muito similar àquelas que já usamos. Sem nenhum diferencial”, explicou.

Em relação à segurança dos equipamentos, Anderson Lima informou que a Justiça Eleitoral vem trabalhando para implementar melhorias no sistema, mas que a segurança do processo eletrônico utilizado hoje no Brasil já é bem consolidado. “As melhoras são aquelas percebidas em eventuais problemas que podem ter ocorrido na identificação do eleitor, na digital. Foram corrigidos esses problemas. Mas, mecanismos adicionais, extras, não terão. Até porque estamos em uma situação bem estável quanto a segurança do processo”, disse o secretário.

Serão cerca de 8.500 urnas utilizadas nas sessões eleitorais em todo Estado. Os outros 1.600 equipamentos ficarão disponíveis para eventuais substituições dos aparelhos que apresentarem qualquer problema durante a votação, garantindo, dessa forma, que não haja suspensão do processo. A cidade que possui maior número de sessões é a Capital, Teresina, seguida de Parnaíba, Picos, Floriano e Oeiras.

Fonte: Portal O Dia

Postar um comentário




PUBLICIDADE