Incêndio florestal ameaça residências em Santana do Piauí

SANTANA DO PIAUÍ - Um incêndio de grandes proporções está consumindo uma extensa área de vegetação nativa na zona rural de Santana do Piauí. O fogo, que está se alastrando mata à dentro, teve inicio em uma roça nas proximidades da comunidade Lagoa Seca, na manhã desta quinta-feira (25/08), de acordo com populares. Segundo informações, um roceiro teria ateado fogo em um matagal em sua propriedade e as chamas, devido o calor e o vento forte, aliado à mata seca, senário característicos dessa época do ano na região, teria se espalhado por uma área extensa queimando, roças, animais e ameaçando algumas residências.

Incêndio casa na zona rural de Santana do Piauí. (Foto: João Rodrigues)
De acordo com um morador da comunidade Chapadinha da Lagoa, conhecido como Francisco Gasimiro, o fogo que começou a queimar nas proximidades do povoado, chegou por volta das 10h da manhã ao quintal da sua residência, queimando cerca, ameaçando sua moradia, pequenos animais criados presos, como porcos e galinha, além de árvores frutíferas. De acordo com ele sua propriedade só não houve mais prejuízo graças aos seus vizinhos que o ajudaram a debelar as chamas usando a água de uma cisterna localizada nos fundos de sua casa.

As chamas também deixaram em pânico os proprietários de um bar e restaurante, na mesma localidade, de acordo com Dona Celsa, uma das responsáveis pelo estabelecimento comercial, o local ficou tomado de fumaça, sendo que um pé de coco nas dependências do restaurante começou a pegar fogo devido às fortes correntes de vento que sopravam faíscas fumegantes para todos os lados, de acordo com ela só não houve prejuízo material graças a ajuda de alguns clientes que estavam no local e ajudaram a apagar as chamas.

Não foi diferente com a Casa do Mel, localizada nas imediações, de acordo com o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí, Ronaldo Araújo as chamas só não consumiram o local devido a ação de alguns voluntários, que junto com ele, impediram que o fogo adentrasse a área cercada da casa de beneficiamento de mel de abelha.

Na comunidade Chapadinha da Lagoa, único povoado atingido pelo incêndio, até o fechamento dessa matéria, além de residências, restaurante e Casa do Mel, também abriga clube recreativo e um posto de combustível. Na área de incêndio também passam rede elétrica e cabo telefônico.

Em toda a área do incêndio há vegetação incinerada e vários restos de árvores fumegando, que aliado ao calor, baixa umidade relativa do ar e o vento, pode causar o alastramento do incêndio para outas áreas de vegetação seca.

A maior parte do fogo agora segue destruindo roças e a mata nativa no sentido a Serra do Barro.

A maior prejudicada pelo incêndio, até agora incontrolado, é a fauna e a flora local.

Fonte: Santana Hoje

Postar um comentário




PUBLICIDADE