TRE registra 230 pedidos de candidatura a vereador no Piauí

PIAUÍ- O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) contabilizou, até esta segunda-feira (8), 230 candidaturas a vereador em todo o Piauí. Os dados constam no sistema de divulgação de candidaturas do TRE. Ao todo, 26 municípios já solicitaram registro.

Os dados constam no sistema de divulgação de candidaturas do TRE. (Foto: Antonio Rocha)
O campeão em pedido de registros é o município de Lagoa de São Francisco. Foram 31  solicitações. Em segundo aparece Alegrete do Piauí (28), seguido de Bom Principio (25) e Água Branca (24).

A cidade que menos solicitou registro para o cargo de vereador até agora foi Luzilândia, apenas quatro.

Prefeito

Se para vereador o número de pedidos segue intenso, para prefeito e vice-prefeito foram apenas dezoito solicitações. A capital, Teresina, não fez nenhum pedido de candidatura até a tarde desta segunda-feira.

O requerimento de registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito ou vereador pode ser apresentado ao juiz eleitoral da circunscrição onde o candidato pretende concorrer até as 19h do dia 15 de agosto.

Nos pleitos municipais, os pedidos de registro são inicialmente analisados pelo juiz da circunscrição eleitoral, cabendo recurso ao TRE e ao TSE. Isso significa que um candidato que teve seu registro negado pelo juiz eleitoral pode recorrer da decisão até o TSE. Também pode acontecer de um registro ser concedido pelo juiz, mas haver impugnação por parte do Ministério Público Eleitoral, partido político, coligação ou adversário. Nesses casos, os candidatos concorrerão no pleito com o registro sub judice (pendente de julgamento definitivo).

Veja o ranking de cidades que pediram registro para vereador:

Lagoa de São Francisco - 31
Alegrete - 28
Bom Princípio do Piauí - 25
Água Branca - 24
Patos do Piauí - 21
Piracuruca - 20
Assunção do Piauí - 18
Madeiro - 18
Coivaras - 18
Hugo Napoleão - 16
Joca Marques - 16
Bocaina - 16
Elesbão Veloso - 15
Avelino Lopes - 15
Porto Alegre do Piauí - 12
Bela Vista do Piauí - 12
Dom Inocêncio - 12
Betânia do Piauí - 10
Guaribas - 10
Francisco Santos - 9
Acauã - 9
Tanque do Piauí - 9
Jacobina do Piauí - 8
Monsenhor Hipólito - 8
Palmeirais - 6
Luzilândia - 4

FONTE: Cidade Verde

Postar um comentário




PUBLICIDADE