Cidade no Piauí atinge o menor índice de umidade relativa do ar do país


PIAUÍ - A cidade de Caracol, no semiárido piauiense, atingiu na quarta-feira (6) o menor índice de umidade relativa do ar do país com 10%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde o início de setembro, o índice de 10% foi registrado por quatro dias.

(Foto: Antonio Rocha)
A lista com os valores extremos do Inmet traz 10 cidades com valores abaixo de 20%, indíce considerado bastante crítico. Somente o Tocantins tem cinco municípios na relação:  Porto Nacional (11%), Gurupi e Formosa do Araguaia (14%), Santa Rosa do Tocantins (15%) e Peixe (15%).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, valores da umidade relativa do ar abaixo de 60% já não são ideais para a saúde humana. A classificação do órgão internacional indica que a região que registra entre 21% e 30% pode ser enquadrada no nível de estado de atenção. Já quando os índices oscilam entre 12% e 20%, a região é considerada em estado de alerta.

Em caso de registros abaixo de 12%, o órgão classifica a situação como estado de emergência e recomenda, inclusive, a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre 10h e 16h. Além de Caracol, também registraram índices de abaixo de 20% na quarta-feira (6) as cidades de Bom Jesus, Gilbués, Castelo do Piauí e Alvorada do Gurgueia.

Cidade registrou o menor índice de baixa umidade relativa do ar do país (Foto: Fonte/Inmet)
(Foto: Fonte/Inmet)

Cuidados

Com os baixos valores da umidade relativa do ar, a população precisa adotar uma série de cuidados para evitar problemas de saúde. O recomendável pelos profissionais de saúde é que as pessoas tomem bastante líquido e evitem exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Os problemas respiratórios também costumam aumentar em virtude da situação.

Altas temperaturas

A cidade de Gilbués, também no Sul do Piauí, ficou entre as 10 cidades do Brasil que registraram temperaturas elevadas. Na quarta, foi registrado 38,9°. O município é o segundo mais quentes do Nordeste, perdendo apenas para Caxias, no Maranhão, que registrou 41,9°.

Na região Nordeste, o Piauí figura ainda com outras cidades de temperaturas mais elevadas como Piripiri (38,8°); Teresina (38,7°) e Castelo do Piauí (38,6°).

Fonte: G1

Postar um comentário




PUBLICIDADE