OPERAÇÃO CARRO-PIPA: Dois veículos farão a distribuição de água nas comunidades rurais

PICOS- A imagem da água encanada caindo da torneira ainda é uma realidade não muito comum para cerca de 940 pessoas que moram nas comunid...


PICOS- A imagem da água encanada caindo da torneira ainda é uma realidade não muito comum para cerca de 940 pessoas que moram nas comunidades rurais da cidade de Picos. Estas famílias tem acesso à água potável através da Operação Carro-Pipa que faz a distribuição do recurso natural nas regiões castigadas pela seca. 

Imagem Ilustrativa 


Segundo dados do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter), responsável pela execução do Programa junto ao Ministério da Integração Nacional, no Piauí existem aproximadamente 581 pipeiros contratados e 68 municípios atendidos. 

Na cidade de Picos, a Operação Carro-Pipa beneficia sete comunidades rurais. São elas: Custaneira, Serra do Tanque, Juaí, Chapada do Mocambo, Chapada do Fio, Três Potes e Carnaíba I e II.

O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, disse que por mês são distribuídas 92 carradas de água. Transformando este número em litros de água, cada família recebe por dia 20 litros, o que mensalmente equivale a 3 mil litros de água. Apesar do quantitativo, o coordenador ressalta que a demanda é ainda maior.

“O serviço de abastecimento de água feito pela Defesa Civil a nível nacional e pelo Exército, ele não complementa 100%, se eu dissesse que sim estou mentindo. Mas dá uma ajuda em grande parte, pois são quase 100 carradas de água para distribuir em sete localidades de Picos, entre elas algumas grandes. Estes dois carros-pipas não são suficientes, mas atendem 80% da demanda”, afirmou o coordenador. 

No período de 15 a 20 de julho foi realizada a fase de cadastros dos veículos que farão a distribuição de água nas comunidades rurais picoenses por meio da Operação Carro-Pipa 2016-2017, onde dois caminhões foram selecionados. Pela primeira vez, os cadastros aconteceram na sede do 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos. 

Oliveiro Luz explicou ainda que esta realidade pode ser modificada com a expectativa de ampliação da rede de distribuição de água no Povoado Serra do Tanque. Aumentando a cobertura no abastecimento de água às famílias, a mesma deixará de fazer parte da Operação Carro-Pipa, e outras comunidades poderão também ser atendidas.

“Com a ampliação da encanação na Serra do Tanque que pode chegar até o Juaí, vamos solicitar ao 3º BEC que outras comunidades sejam incluídas no Projeto junto ao Ministério da Integração Social”, frisou. 

Ao todo, eram beneficiadas com a Operação Carro-Pipa na cidade de Picos 1900 pessoas das comunidades rurais atendidas. Mas, após o último levantamento realizado pelo 25º Batalhão de Caçadores, este número foi reduzido para 940, representando uma diminuição de mais de 50%. O levantamento teve por objetivo mapear as famílias beneficiadas, e quais destas não mais se encaixavam no perfil da Operação. 



Veja também

PICOS 8571522472633050597

Postar um comentário

Últimas Notícias

item