Parte de torre desaba e Igreja São Benedito é interditada

TERESINA - Uma parte de uma das torres da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina,  desabou nesta quarta-feira (14), derrubando também...


TERESINA - Uma parte de uma das torres da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina,  desabou nesta quarta-feira (14), derrubando também teto, forro e chegando até os bancos do local. Segundo o pároco do templo, Frei Edmilson, o fato ocorreu durante a madrugada e não deixou ninguém ferido. O local foi interditado por tempo indeterminado e deve passar por reformas.

Parte de torre desabou e Igreja São Benedito fica interditada (Foto: Juliana Barros/G1)
“O sacristão chegou pela manhã se deparou com ela toda suja. Caiu uma peça de adobo, um obelisco da torre sul da Igreja. Caiu por cima do teto, que levou o forro e bateu nos bancos e no chão. Um engenheiro veio aqui e nos explicou que antigamente as construções eram feitas sem ferro ou cimento, que se desgastou com o tempo e acabou acontecendo isso”, disse o frei.

O templo católico tem mais de 40 anos e foi o terceiro a ser construído na capital. O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos. A igreja foi construída em regime de mutirão e todo o material de construção empregado na edificação foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.

Antes do ocorrido, a igreja estava funcionando normalmente e estava com sua agenda lotada de eventos como missas de formatura e casamentos além das cerimônias normais. Com o desabamento, o local foi interditada por tempo indeterminado.

“Foi uma providência divina isso ter acontecido de madrugada. No dia anterior, ela estava lotada de gente. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) veio até aqui, a igreja é tombada, e deu uma olhada. A arquidiocese vai se organizar para fazer um projeto de reforma, já que a última obra ocorreu no final da década de 1980”, disse Frei Edmilson.

A arquidiocese vai pedir a vistoria do local por um engenheiro e verificar a possibilidade de ser isolada apenas a parte da igreja que foi atingida. A intenção é continuar com as celebrações diárias. Com a interdição, as missas estão sendo realizadas no Salão do Pão de Santo Antônio, que faz parte da São Benedito.

Fonte: G1

Veja também

TERESINA 8455989109074338633

Postar um comentário

Últimas Notícias

item