Piauienses iniciam campanha para ajudar a Serra da Capivara


PIAUÍ - O empreendedor social Eky Barradas, o publicitário e designer gráfico Gustavo Athayde, e o bancário e advogado Igor Brasileiro lançaram a campanha Salve a Serra.

Imagem: Reprodução
A campanha teve início após o anuncio de saída da pesquisadora Nièden Guidon à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) da presidência da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. A decisão se deu pelas dificuldades do Parque de receber recursos.

Leia também: Dinheiro não vem e Niède planeja empréstimo

Para ajudar a captar recursos e ajudar emergencialmente a Serra da Capivara, os piauienses lançaram a plataforma SalveASerra.com. Além disso, o site lançado também tem o objetivo de disseminar o hábito do turismo ecológico e cultural no Piauí.

O levantamento de recursos será feito através da venda de camisetas com a logo da campanha e através da doação de dinheiro para o Paypal da Fumdham e sua conta bancária:

Banco do Brasil

Ag: 2660-3

C/C: 443322-X

CNPJ: 07.682.107/0001-06


Entenda o caso

A pesquisadora e arqueóloga Nièden Guidon anunciou, nesta terça-feira (16), a sua saída da presidência da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. 


Nièden Guidon  Foto: Divulgação/internet

Com a decisão, já nesta quarta-feira (17), os visitantes não puderam mais visitar o Parque. Isso acontecerá porque os 30 trabalhadores restantes deverão deixar os seus postos de trabalho e não mais irá conduzir turistas no local. “O parque não está fechado porque sem ninguém nas guaritas, ele está aberto para qualquer um fazer o que bem entender”, disse a pesquisadora.

De acordo com Nièden, a situação do Parque vem se agravando cada vez mais desde o ano de 2003, quando ela teve de dispensar 240 funcionários, reduzindo de 270 para apenas 30 trabalhadores.



Serra da Capivara

A Serra da Capivara tem grande potencial turístico. É o maior sítio arqueológico aberto do mundo. Estima-se que, após funcionamento do Aeroporto, o Parque seja capaz de receber um milhão de turistas/ano.  De acordo com a Fumdham, o Parque possui grande concentração de sítios arqueológicos, grande parte contendo pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente).

São ao todo 912 sítios cadastrados, sendo 657 com pinturas rupestres. Além disso, possui outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, aldeias de ceramistas-agricultores, ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e sítios arqueo-paleontológicos

Além da riqueza arqueológica, o meio ambiente local apresenta vales e planícies, sendo o Parque Nacional Serra da Capivara o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas.

Sua fauna e flora específicas são diversificadas e ainda pouco estudadas. É considerada uma das últimas áreas do semiárido detentoras de importante diversidade biológica. As paisagens locais, que expressam uma beleza natural, surpreendem com pontos de observação privilegiados e também contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural e ecológico, e, consequentemente, para o desenvolvimento da região.

Fonte: Capital Teresina

Postar um comentário




PUBLICIDADE