Fiéis celebram São Francisco de Assis em Picos


PICOS - Milhares de pessoas participaram nesta terça-feira, 04 de outubro, às 07 horas, da Missa Solene de Festa de São Francisco de Assis, na paróquia que o tem como padroeiro, com sede no bairro Junco, em Picos – PI. A Celebração Eucarística da 34ª Festa de São Francisco de Assis foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

Milhares de pessoas participam da Festa de São Francisco de Assis no bairro Junco, em Picos. (Foto: Cleuma Silva)
Concelebraram a Eucaristia, o pároco da Paróquia São Francisco de Assis, padre Sebastião Francisco dos Santos; o pároco da Paróquia São José Operário, padre Adalto Vieira dos Santos Filho;  o pároco da Catedral, padre Francisco Pereira Borges; o vigário paroquial da Catedral, padre David de Sousa Barros e os alguns padres da diocese de Picos, mas que residem em outras dioceses.

Procedentes das diversas comunidades de Picos e da macrorregião, os devotos e peregrinos começaram a chegarem à igreja Matriz de São Francisco de Assis, bem cedo. O aglomerado de fiéis foi crescendo com a chegada de outras centenas de admiradores do Santo Padroeiro até se formar uma multidão.

A cada ano, aumenta o número de pessoas que participam da cerimônia religiosa. Para Dom Plínio, a presença de tantas pessoas se atribui ao anuncio do evangelho e ao exemplo de São Francisco. “Primeiro é o anúncio do evangelho que chegou ao coração das pessoas que tiveram a coragem de anunciar Jesus Cristo e apontar como sinal verdadeiro, mas também a São Francisco que foi um assimilador do evangelho, ele encarnou na sua vida o evangelho assumindo a pobreza, a simplicidade, a humildade e o serviço aos irmãos e irmãs”, disse.

O padre Sebastião Santos, que participou pela primeira vez da festa como pároco, agradeceu a participação dos leigos e colaboradores. “Gratidão pela presença de inúmeras pessoas que vieram das mais diversas comunidades e cidades da macrorregião de Picos, pessoas que vieram movidas pela fé e pelo testemunho de vida de São Francisco. Ele viveu em tudo a palavra de Deus e soube amar a Jesus Cristo a tal ponto de ser confundido com Jesus”, concluiu.

A festa do padroeiro teve dois objetivos principais: o primeiro foi fazer com o que o tema escolhido fosse uma preocupação de todos, evangelizando o ser humano para que ele possa conviver bem com o mundo em que ele vive, tendo como fundamento a palavra de Deus; o segundo objetivo foi a manutenção da igreja, a instalação da climatização através da participação da comunidade.

Fonte: dp15.com 

Postar um comentário




PUBLICIDADE