Operação Carro Pipa contará com 250 veículos em todo o Estado

PIAUÍ- O secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, informou que 2016 é o quinto ano consecutivo em que o Piauí vive uma seca sig...


PIAUÍ- O secretário estadual de Defesa Civil, Hélio Isaias, informou que 2016 é o quinto ano consecutivo em que o Piauí vive uma seca significativa. “Esse ano nós temos um grande diferencial porque nós só tivemos chuvas nos meses de janeiro e fevereiro. Desde então, está fazendo uma estiagem muito grande e alguns municípios já estão apresentando dificuldades no abastecimento”. 

Outro detalhe é de que os problemas de abastecimento de água não estão restritos às zonas rurais, mas também a área urbana dos municípios. 

Hélio Isaias, secretário estadual de Defesa Civil - Foto: Cidade Verde


“O inverno foi pequeno, a recarga dos manuseais que abastecem os municípios como barragens, açudes e poços tubulares não foi realizada por causa da escassez de chuva e, agora, nós estamos entrando no período mais quente do ano, que é de agosto até dezembro”, comentou Hélio Isaias. 

Carros Pipas

O Governo Federal liberou para o Piauí R$10 milhões para a Operação Carro Pipa, que busca levar água aos locais com maior dificuldade de abastecimento. Também foi liberado recursos para a construção de adutoras. Já estão em andamento à construção de adutoras na região de Pedro II e será iniciada a de São Raimundo Nonato. Aproximadamente 250 carros circularão pelo Estado para fornecer o serviço. 

O secretário alerta que termina nesta quarta-feira (5) o credenciamento em cerca de 60 municípios piauienses que serão atendidos pela Operação Carro Pipa. 

Queimadas 

O secretário também alertou que o número de queimadas aumentou no Piauí que, muitas vezes, são causadas pela própria população como, por exemplo, o descarte de baganas de cigarro na vegetação.

“Tem que ter uma atenção muito grande porque a seca  está muito forte com temperaturas muito alta. Então, qualquer bagana de cigarro que você joga nas folhas, na mata, ela vai ter um volume muito grande”, comentou o Hélio, acrescentando que o período dos ventos fazendo com que as chamas avancem com maior velocidade atinge rapidamente outros pontos. 



Veja também

PIAUÍ 4298483871430518481

Postar um comentário

Últimas Notícias

item