Celebração marca fechamento da Porta Santa em Picos

PICOS - Em Celebração Eucarística celebrada na manhã desse domingo (20), Solenidade de Cristo Rei, a Diocese de Picos encerrou oficialmen...


PICOS - Em Celebração Eucarística celebrada na manhã desse domingo (20), Solenidade de Cristo Rei, a Diocese de Picos encerrou oficialmente o Ano Extraordinário da Misericórdia com o fechamento da Porta Santa.



A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, às 09h, na Igreja Catedral, concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges e Ferdiran Fontes Mendes.

Nesse dia, a Igreja no mundo celebrou dois eventos marcantes, a Solenidade de Cristo Rei do Universo, encerrando assim o ano litúrgico, e o encerramento do Ano Santo da Misericórdia. No Brasil, além desses dois eventos, a Igreja celebrou também o Dia Nacional dos Leigos e Leigas. “São três realidades que nos dão coragem, força e ânimo na nossa Igreja”, disse Dom Plínio.

Sobre a liturgia do dia, que manifesta a realeza de Jesus no auge de sua obra salvadora o bispo refletiu, “A liturgia de hoje nos apresenta essa festa dando destaque Jesus Cristo como centro, principio e fim de todas as coisas, supremacia entre todos os poderes, forças e realidades que nos cercam em todo o universo”.

No final da Eucaristia, o Bispo fez a oração, suplicando misericórdia à Deus, e fechou solenemente a Porta Santa. Na ocasião ainda foram retirados os símbolos (flores e placas) que caracterizavam a Porta.

No Vaticano, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa, e, após o Angelus, assinou a Carta Apostólica “Misericordia et Misera”, de encerramento do Ano Santo da Misericórdia, endereçada a toda a Igreja a fim de que continue vivendo a misericórdia com a mesma intensidade experimentada durante todo o Jubileu Extraordinário.


Fonte: pd15.com 
Fotos: Willitania Alencar.

Veja também

Religião 6807527890847623484

Postar um comentário

Últimas Notícias

item