Secretária de educação participa de encontro do PME em Picos


PICOS - Aconteceu na manhã desta terça-feira (29) uma Reunião da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, organizada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC). 


O evento reuniu profissionais da educação de vários municípios da região de Picos. O objetivo foi orientar representantes das comissões coordenadoras e as equipes técnicas no âmbito municipal, a fim de reduzir as dificuldades existentes na aplicação da metodologia de monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação.

(Foto: Daniela Menezes)
Durante o encontro, foram ministradas palestras, com o técnico do Ministério da Educação, Patrick Soares, sobre elaboração e adequação dos planos de educação para todas as escolas, seja municipal ou estadual. Ele conta que a reunião técnica deve realinhar as ações de todos os municípios na área da educação com o Plano Municipal de Educação.

“Em 2015 foi feita a elaboração do plano com suas metas e estratégias, foi mandado para todas as câmaras municipais, foi aprovado e sancionado. Então 224 municípios do Piauí estão com os planos aprovados e agora está na hora da execução, e é nesse momento crucial que a gente faz essas reuniões técnicas para saber se a execução está ocorrendo dentro do previsto”, explicou Patrick Soares.

A secretária de educação de São João da Canabrava, participou da reunião e destacou que uma das vantagens é a constante avaliação das ações realizadas. “O plano não é para ser feito e engavetado, estamos nessa fase de monitoramento e avaliação, para que a gente possa está acompanhando como esse plano está sendo aplicado no município”, acrescentou.


Para Elizangela Santos o Plano Municipal de Educação é uma ferramenta que auxilia na busca pelos objetivos traçados para a educação e o desafio para que as metas sejam seguidas diz respeito a instabilidade pela qual passa o país. 

“O plano apresenta metas para serem executadas pelos próximos dez anos são metas que garantem a expansão do ensino infantil, a universalização do ensino fundamental, apoio aos estudantes de cursos superiores. Os maiores desafios da atualidade é inconstância do Governo Federal, onde programas foram paralisados, muitos foram bloqueados, então são muitas as dificuldades diante da situação econômica e política que enfrentamos no nosso país.


Com informações do Portal O Povo de Picos

Postar um comentário




PUBLICIDADE