Secretaria de Saúde realiza dia “D” de vacinação contra a raiva


SÃO JOÃO DA CANABRAVA - A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Canabrava realiza neste sábado (26), o dia “D” da campanha de vacinação contra a raiva.  Os donos dos animais devem se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, no centro da cidade. 

(Foto: Rosário Sousa)

Na próxima terça-feira (29) a vacinação realizada das 8h às 11h no bairro Aparecida e das 11h ao 12h no bairro Currais.  

Raiva
A raiva pode ser transmitida para o homem pela introdução de um vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordida. Cães, gatos e mamíferos silvestres, como morcegos e raposas, são considerados animais de alto risco para transmissão do vírus da raiva humana.
A doença é letal. "Existem apenas seis casos de cura da raiva no mundo", afirmou o veterinário da Vigilância Ambiental em Saúde, Laurício Monteiro.

"O único caso de raiva humana no DF ocorreu em 1978. E em cães e gatos, nos anos 2000 e 2001, respectivamente. Mas o fato de estar controlado não significa que os donos destes animais não precisem leva-los para vacinar. Pelo contrário, é extremamente necessário que levem, para mantermos sem a doença, que tem 100% de letalidade", afirmou o veterinário.

A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses recomenda que os cães sejam levados com coleira e aqueles mais agressivos, de focinheira. É preferível levar gatos dentro de uma caixa. As 271 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde e o governo de DF investiu em seringas e agulhas suficientes para cobrir os 80% do público alvo.

Postar um comentário




PUBLICIDADE