CN1 faz série especial sobre o autismo em Picos


PICOS - Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste sábado (3), o Portal Canabrava News apresenta uma série de matérias sobre o autismo e como ele vem sendo tratado na cidade de Picos. Serão três reportagens falando sobre o tema e os esforços da Associação Picoense de Pessoas Autistas – APPA, para levar esclarecimentos sobre o transtorno e como conviver com pessoas autistas. 

Psicóloga Catarina Carvalho ao lado do João Vitor. (Foto: Antonio Rocha)
O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos, cujo índice revela que existe uma criança com autismo para cada 64 pessoas. No Brasil, estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas. 

No município de Picos não se tem ao certo o número de pessoas com autismo. De acordo com a Assistente Social, Rosa Araújo, que há mais de 10 anos atende pacientes com o transtorno, o número chega a quase 600 crianças. 

Desde 1980, o Autismo ou Transtorno do Espectro Autista, tem sido descrito no Manual de Transtornos Mentais (ou DSM) o qual tem expressiva importância nos parâmetros clínicos dos diagnósticos de transtornos neuropsiquiátricos em todo o mundo. No mais recente, o DSM-5, este descreve o como, em geral, um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida. 

Em Picos, o transtorno vem sendo acompanhado por uma série de profissionais e pais de crianças autistas, que uniram esforços e fundaram no ano de 2014 a Associação Picoense de Pessoas Autistas – APPA. A nossa primeira reportagem é sobre a história da organização.  





Postar um comentário




PUBLICIDADE