Plenária discute Saúde em São Luís do Piauí





SÃO LUÍS DO PIAUI – Na noite desta quarta-feira (09) a Prefeitura de São Luís do Piauí, através do Conselho Municipal de Saúde, realizou a I Plenária Municipal de Saúde do município, que teve como tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo São-luisense”.   


O evento aconteceu na escola municipal Padre Marcos de Carvalho e contou com a presença da primeira-dama, Salete Silva, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ariana Bezerra, da Secretária de Saúde, Kelsimar Abreu, vereadores, ex-vereadores, profissionais da saúde e a população em geral. 

O enfermeiro Átila Araújo ministrou palestra sobre o Sistema Único de Saúde e explicou o objetivo da plenária. De acordo com o profissional, a Plenária Municipal de Saúde é uma forma de garantir que os usuários participem de uma reunião ampliada do Conselho Municipal de Saúde.


“Como houve Conferência municipal há dois anos aqui em São Luís, a Gestão e o Conselho Municipal de Saúde, optaram por realizar uma plenária, onde serão definidas as diretrizes para o novo Plano Municipal de Saúde, que se encerra agora no dia 31 de dezembro e o novo quadriênio envolve 2018 a 2021 e por isso a população precisa definir essas diretrizes e propor ideias para melhorar a saúde pública no município”, disse. 

A primeira-dama Salete Silva, frisou que o município faz um grande esforço para manter os serviços de saúde ofertados a população, pois os repasses feitas para a saúde por parte dos Governos Federal e Estadual são insuficientes e o município tem feito a contrapartida com recursos próprios. 


Salete destacou ainda a importância da plenária. “Este é um espaço aberto para que a população aqui presente possa discutir e elaborar propostas para que no decorrer dos anos possa ser desenvolvidas no nosso município, e assim melhorarmos a saúde e proporcionar mais qualidade de vida. Nós da Administração Por Mais Desenvolvimento, temos a certeza do dever cumprido para que esse momento acontecesse da melhor maneira possível”, ressaltou. 

A secretária de Saúde de São Luís do Piauí, Kelsimar Abreu, destacou o papel da comunidade como elemento indispensável para a avaliação da saúde, onde os profissionais e a população tem de estarem integrados.

“É direito da comunidade cobrar por melhorias, é direito da comunidade ser assistida com serviços de saúde de qualidade. Diariamente dentro das nossas possibilidades temos conseguido que a saúde municipal funcione, mas isso não impede de ocorrer falhas”, frisou a secretária.

Após a explanação de Átila Araújo, foram formados 4 grupos de trabalho para debater e propor sugestões para o Plano Municipal de Saúde. Ao termino do evento foi servido um coquetel.  



Postar um comentário




PUBLICIDADE