Escola no povoado Santana realiza 1º Feira Cultural



A Escola Manoel de Barros e Silva, localizada no Povoado Santana, em São Luís do Piauí (PI), realizou na noite da última quinta-feira, dia 31 de agosto, a sua I Feira Cultural. A Feira é uma realização dos alunos do 6º ao 9º ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura municipal.

O evento teve início com a execução do Hino de São Luís do Piauí sendo coreografado pelos funcionários da Escola.  Em seguida, houve as apresentações dos alunos: teatro sobre o surgimento do Povoado Santana, amostra de Reisado, declamação de poesia, teatro sobre a origem da agricultura e sua importância, a dança do Saci, paródia sobre a cultura, desfile com objetos antigos, teatro sobre a lenda do Cabeça de Cuia, desfile sobre a evolução do vestuário ao longo dos tempos, dança de São Benedito, cantigas de roda, dança de São Gonçalo, amostra de símbolos juninos e apresentação de quadrilha.

Segundo o diretor escolar Valmir Barros, “esta é a primeira Feira Cultural realizada na escola e teve como tema ‘ Uma viagem no mundo da Cultura’. O objetivo da feira é despertar na comunidade valores da cultura nordestina que estão esquecidos e também mostrar o potencial dos alunos da escola”.

A comunidade também se apresentou: os artistas da terra Pitu dos Teclados, Osvaldo Silva e Tony dos Teclados agitaram o público tocando músicas nordestinas; alguns casais da comunidade e outros que se manifestaram no momento dançaram uma valsa e alguns ex-alunos da escola fizeram uma apresentação sobre futebol.

Paralelamente ao evento, havia a barraca com a venda de comidas típicas. Também havia amostras de objetos e brinquedos antigos. Rosilene Souza e Raquel Barros, artesãs locais também vieram expor seus produtos e divulgar seu trabalho na feira. Também Roseane Cristina, que faz doces e salgados, também trouxe alguns bolos com o tema folclore para a feira.

A primeira dama, professora Salete Silva, que na ocasião representou o prefeito Renato Pio, destacou a importância do evento para a comunidade.

“Um evento desta natureza é de grande importância para a comunidade e seu povo, pois retrata tempos passados dos quais nossos alunos não compreenderiam se não fosse através da amostragem que aconteceu. A feira trouxe muitas riquezas aos tempos modernos e ensinamentos belíssimos a todos que ali estiveram. Parabéns a todos que fizeram esse evento acontecer de maneira tão integrada: o esforço e o compromisso de toda a escola, com total apoio da Secretaria de Educação, da Prefeitura e do Prefeito Renato, fizeram acontecer belíssimas apresentações. Parabéns também aos pais e público presente que prestigiaram belíssimas apresentações”, disse.

“A Escola de Santana agradece a todos os que contribuíram para a realização desse evento e a todo o público que se fez presente durante a Feira, que tornaram esse evento uma oportunidade de aprendizagem e uma verdadeira viagem ao mundo da cultura nordestina”, concluiu Valmir Barros.













 











Postar um comentário




PUBLICIDADE