Especialista fala sobre prevenção do câncer de mama



SÃO JOÃO DA CANABRAVA  – Na tarde desta segunda-feira (23) a Prefeitura de São João da Canabrava, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra sobre a prevenção ao Câncer de Mama. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo. 


A médica radiologista Dra. Saara Jane, especialista em mamografia,  reforçou a importância do diagnóstico precoce e lembrou que as mulheres acima dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente e que o Câncer de Mama tem cura, sendo a prevenção o melhor remédio. 


Na ocasião a ex-secretária de saúde, Eneide Silva, deu seu depoimento sobre a sua vitória do câncer de mama. Ela foi diagnosticada com a doença em 2016 e após tratamento está curada. 



A secretaria de saúde, Maykiane Luz, destacou a importância da realização do evento, e lembrou que as mulheres são mais presentes nos serviços de saúde, na realização de exames e consultas. 

"O outubro rosa traz essa reflexão pra nós mulheres que devemos nos cuidar, e que a chave do sucesso da cura do câncer de mama é o.diagnóstico precoce", acrescentou.

Maykiane Luz ressaltou que o município oferece as mulheres serviços de rastreamento do câncer de mama,  com realização de mamografias e também realização de exame citopatológico de colo do útero para diagnóstico do câncer de colo de útero.

O evento foi encerrado com uma aula de ritmos com o dançarino Di Lovato. As ações voltadas para a mulher fazem parte da Campanha Outubro Rosa.

O evento contou com a presença da prefeita Mércia Abreu, da secretária de educação, Elizângela Santos, profissionais de saúde, e a comunidade. 


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. O autoexame ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2016 e 2017, foram registrados aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama.





Postar um comentário




PUBLICIDADE