Mulheres trabalham duas vezes mais que homens dentro de casa


Pesquisa do IBGE revela que as mulheres trabalham duas vezes mais que os homens dentro de casa. Fazer comida, lavar louças e cuidar da família é mais comum para elas. Os homens ficam com reparos domésticos e conserto do carro, mas esse cenário tem mudado aos poucos. 

Na casa da professora Iraneide Soares, por exemplo, a situação já mudou. Ela e o marido se dividem para dar conta do trabalho doméstico. "A casa é nossa e as obrigações também são nossas", justifica.

Mais de 80% dos brasileiros acima de 14 anos fazem algum tipo de trabalho doméstico. Isso equivale a 135 milhões de pessoas. Os dados da Pnad do IBGE são referentes ao ano passado. Veja alguns detalhes:

- Preparar alimentos, arrumar a mesa e lavar louças é feita por 95,7% das mulheres e 58,5% dos homens afirmaram ajudar a esposa nesse serviço.

- Lavar as roupas é uma atividade comum para 90,8% das mulheres e 55,7% dos homens afirmam que as ajudam.

- Fazer compras e pesquisar preços é feito por 76% das mulheres e 68,2% dos homens.

Os homens superam as mulheres em atividades que acontecem mais casualmente, como a reforma da casa, reparo em equipamentos eletrônicos e o conserto dos carros. Eles representam 65% desse tipo de atividade.

Veja no vídeo, a análise da cientista política Bárbara Johas.


Postar um comentário




PUBLICIDADE