IDEB aponta queda na Educação canabravense


Um dado preocupante


                                          Imagem: Arquivo CN1
                           Secretária Municipal de Educação Elizângela dos Santos Chagas

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – através do Ministério da Educação – MEC - divulgou no ultimo dia (05) o resultado obtido por todas as escolas, publicas e particulares, do país no período de 2007 a 2009. A nota obtida pelo município de São João da Canabrava  na 4ª série/5º ano passou de 3.3 para 2.9 e e na 8ªsérie/ 9º ano de 4.4 para 3.7  no período de 2007 à 2009.

Sobre esse assunto procuramos a Secretaria Municipal de Educação Elizângela dos Santos Chagas que explica os motivos dessa nota e as possíveis medidas a serem tomadas para reverter esse quadro.

“Não podemos simplesmente por a culpa na gestão passada, como também não podemos assumir sozinhos esse índice. Educação é a algo coletivo, todos somos culpados”, afirma Elizângela.

A secretária aponta o programa Escola Ativa como um dos possíveis fatores que levaram a essa nota.


Na Escola Ativa, o aluno estuda através de módulos, e estes ao serem alcançados caracterizam aprovação. Contudo, alguns não conseguem concluir, mas fazem de 70%, a 80% do conteúdo programático classificando-se no item Progressão Continuada.


A progressão Continuada faz com que o aluno complete seu módulo nos primeiros meses do ano seguinte, fazendo com que não fique reprovado.


No Censo Escolar, usado como parte da nota do IDEB, não existe a opção ‘Progressão Continuada’ apenas APROVADA, REPROVADA E ABANDONO, esses alunos acabam sendo tidos como reprovados, isso pode ter influenciado negativamente na nota do IDEB. Um aluno com até 80% de acompanhamento de modulo não está reprovado”, ressalta Elizangela.


Medidas a serem tomadas para reverter esse quadro segundo a secretaria:


• Assegurar o cumprimento do calendário escolar; 200 dias letivos
• Monitoramento das praticas pedagógicas;
• Investir na formação dos docentes;

Sobre desempenho da Educação no âmbito Nacional e uma possível configuração de crise educacional a secretária desabafa: “a educação sempre esteve em crise. O governo não está preocupado com a qualidade do ensino e sim com a quantidade de alunos aprovados” finaliza.


Fonte: http:// sistemasideb.inep.gov.br/resutado/

1 Comentários




  1. Senhora Secretária de Educação; Claro que a culpa da queda da qualidade da educação é a atual política educacional adotada pelo município. Veja a qualidade de alguns membros de sua equipe! E muitos professores que vocês contrataram tendo apenas ensino fundamental ou cursando o ensino médio! Que vergonha! Secretária mais trabalho e menos pose!

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE