Ao educador pelo seu dia















 Canabrava News Parabeniza a todos os professores, em especial aos canabravenses, por assumirem a missão de educar com amor, respeito e dignidade.



Obrigado a todos (as) vocês que sempre trabalharam, em meio as adversidades da profissão, para que jovens canabravenses pudessem ter um futuro melhor.

Prova de que esse esforço não foi em vão é o fato de termos hoje mais de 30 jovens residentes em Canabrava cursando o Ensino Superior em Universidades  públicas .

Do arquivo pessoal, algumas imagens de professores que fizeram e fazem a diferença no sistema de ensino local.



ANTONIA LIMA pioneira na educação canabravense



ELIZÂNGELA SANTOS Secretária Municipal de Educação
PROFESSORAS Cláudia e Mariana


PROFESSOR e diretor do Ensino Médio Evangelista Chagas

HELENA Malfalda

PROFESSORA Maria Luzinete ao lado da mãe e irmã

ALUNOS motivo pelo qual existem professores




Como surgiu o dia do professor?


No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. 


Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.


Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola na Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Nesse dia especial o Canabrava News Parabeniza a todos os professores, em especial aos canabravenses, por assumirem a missão de Educar com amor, respeito e dignidade.


Homenagem do Canabrava News aos professores de São João da Canabrava

2 Comentários




  1. Acho uma homenagem oportuna a senhora Antônia Lima, pois ela sem dúvida é a pioneira em preocupar-se com a educação dos jovens canabravenses que estão hoje galgando novas posições e tendo perspectivas, a ela meu grande abraço e reconhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Também curti a homenagem , pois a educação é o unico caminho nesse Piauí de tanta pobreza e dificuldades sociais...

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE