População desconhece o papel do Conselho Tutelar

Muitas vezes o conselho é confundido com a Justiça, diz Samara R. Sá

Antonio Rocha

IMAGEM: Ilustrativa
As vésperas da eleição para o Conselho Tutelar de São João da Canabrava a população permanece sem saber ao certo qual o papel dos conselheiros e a importância destes na proteção de crianças e adolescentes.
                
Samara R. Sá, Assistente Social do município, afirma que conselheiro tutelar muitas vezes é visto com poder de justiça e de policia o que na verdade não é isso.


 “O conselheiro tutelar, como o nome já diz, está para dar conselhos, para aconselhar as famílias e de uma certa forma direcionar e encaminhá-las a justiça ou trazer até a gente ou ainda para o Centre de Referencia da Assistência Social – CRAS-, os problemas para serem resolvidos” explica Samara.

Samara diz que muitas vezes encontra certas famílias do município quem teem medo de o conselho Tutelar, “não é pra ter medo, o Conselho Tutelar é um ‘mediador’ de problemas ele recebe todos os problemas e apartir daí ele tenta solucionar”.

A Assistente frisa que o Conselho Tutelar não só recebe denuncias como também pode observar o município, por isso é interessante que o conselheiro seja do município para que conheça a realidade local. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – coloca que o conselheiro tem que do município, por que assim ele conhece a realidade do município para que possa solucionar os problemas das crianças e dos adolescentes.

Quanto à atuação dos conselheiros, Samara explica que o Conselheiro tutelar trabalha por plantão e por isso tem de estar 24h a disposição da população. “precisando ele tem que está apto a atender manhã, tarde, noite e madrugada”, ressalta.

Samara explica que por se tratar de um município pequeno, o Conselho Tutelar tem uma atuação tranqüila e as principais ocorrências são a ausência na escola, e também o fato de o pai deixa de mandar o filho para a escola para que este lhe ajude nos seus afazeres.

Sobre a falta de conhecimento da população sobre o trabalho do Conselho Tutelar Samara firmou que após a posse dos novos conselheiros será feita uma cartilha para o esclarecimento da população e de quais são as atribuições dos conselheiros.

“O conselho Tutelar está para ouvir, sejam causas como agressões, estupros, maus tratos nas crianças e adolescentes” concluiu a Assistente Social.

Imagem: saojoaquimonline.com

1 Comentários




  1. Me perdoem a franqueza , mais se não conhecem , é porque de fato o Conselho Tutelar nessas cidades de interior não serve pra m.... nenhuma

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE