Barragem de Bocaina: cooperativa produz mais de 300 toneladas de peixes por ano


Karol Bezerra

Um projeto de piscicultura implantado há cinco anos na barragem de Bocaina pela Codevasf e incluído no programa de Arranjos Produtivos Locais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, está produzindo mais de 300 toneladas de pescados por ano, e são comercializados nos município da região de Picos, Teresina e Estados vizinhos.



No ultimo sábado (12), o projeto recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Deputado Warton Santos, técnicos da Codevasf, da Secretaria; e das técnicas cearenses Mônica Amorim, consultora do Banco Mundial; e Teresa Mota, coordenadora do curso de gestão dos “Arranjos Produtivos Locais”, que ajudaram a montar o projeto de piscicultura. Também faziam parte da comitiva João Crescêncio, engenheiro de Pesca, bolsista da CNPQ, que cuida da APL da carnaúba, Ana Meire, do SEBRAE, Janleide Costa, da Codevasf e Leandro Amorim, também engenheiro de pesca da Codevasf.


A comitiva foi recepcionada no açude de Bocaina pelos membros da Cooperativa dos Aquicultores do Picos – Coapi, que é presidida por João Francisco da Luz. Ao fazer uso da palavra, João Francisco frisou a satisfação em receber a equipe: “é uma satisfação pra nós receber pessoas que vão ajudar a desenvolver mais ainda o nosso projeto. Pessoas como o secretário e deputado Warton, que é aqui da nossa região, e a doutoras Janleide e as professoras Teresa Mota e Mônica Amorim, que vêm nos orientando desde o início.


Segundo o presidente da Cooperativa de Aquicultores de Picos, o projeto do açude começou há cinco anos com a doação de 70 gaiolas pela Codevasf. Hoje já são 520. Cada gaiola – chamadas também de tanque-rede – produz 600 quilos por ano, em dois ciclos semestrais. Isto dá mais de 300 toneladas de pescados por ano. A cooperativa começou com 35 e hoje tem 40 componentes. O crescimento do negócio possibilitou o surgimento de empresa especializada na produção de alevinos, a “Verde Vale” – que produz também mudas de plantas e já é a maior do Piauí.


PROJETO QUE DÁ CERTO


O secretário Warton Santos disse estar feliz em visitar um projeto que deu e está dando certo, elogiou os técnicos da Secretaria e da Codevasf responsáveis por sua implantação. Warton lembrou que é determinação do governador Wilson Martins a disseminação em todo o Piauí de ações e projetos que ajudam no desenvolvimento econômico e social do Estado, como o dos arranjos produtivos locais implantados na aqüicultura da região picoense.


O secretário prometeu ajudar para que a Unidade de Beneficiamento de Pescado entre em funcionamento, que já está pronta e equipada precisando apenas de gerenciamento. Os aquicultores alegam não terem condições de custear as despesas da unidade sozinhos. Warton disse que vai pedir ao governo a aplicabilidade da lei de incentivo ao consumo de energia para a piscicultura, que é de sua autoria como deputado estadual.

Postar um comentário




PUBLICIDADE