Canabravense, acadêmico de Engenharia Civil, ensina como construir uma ponte






Vendo o descaso com a ponte na entrada de SJC, Anailton Sousa aponta uma solução para este problema  

Antonio Rocha

NA ENTRADA da cidade, ponte continua sem conserto
O mês de fevereiro começou com chuva, o que é bom para os agricultores e ruim para os que diariamente utilizam a "ponte" da entrada da cidade, pois temem a qualquer momento vê-la ir por água a baixo. Como solucionar esse problema que perdura por quase um ano?


Quem responde essa pergunta é canabravense Anailton Sousa, acadêmico do curso de Engenharia Civil. Em entrevista ao blog Canabrava News, Anailton fala sobre quais são os tipos de ponte e ainda qual seria a mais indicada para São João da Canabrava.

ENTREVISTA

- Anailton quais os principais tipos de pontes?

Anailton Sousa: Com a descoberta de centenas de novos materiais todos os anos, a engenharia tem se desenvolvido de forma exponencial nas últimas décadas, o que tem possibilitado a construção não só de uma ponte, mas sim de uma verdadeira obra de arte da engenharia. Existem vários tipos de pontes, construídas com vários tipos de materiais. Podemos descatar:

Pontes metálicas: São construídas quando se necessita de durabilidade e rapidez de execução.

Prós:
- Rapidez na construção;
- Estrutura leve e resistente;
- Boa estética e acabamento.
Contras:
- Custo final um pouco elevado;
- Necessita de mão-de-obra especializada na montagem;
- Estrutura mais sujeita a corrosão.

* Pontes de concreto: São construídas quando se necessita vencer grandes obstáculos.
Prós:
- Enorme vida útil;
- Indicada para grandes vãos;
- Excelente capacidade de carga.
Contras:
- Alto custo final;
- Necessita de mão-de-obra especializada e maior tempo de execução;
- Estrutura muito pesada.

* Pontes de madeira: São construídas geralmente em regiões de baixo fluxo de pessoas e automóveis.
- Baixo custo comparando com as pontes de concreto;
- Necessita de pouca mão-de-obra especializada e pouco tempo de execução;
- Boa capacidade de carga.
Contras:
- Vida útil bem curta comparando-se com os demais tipos;
- Não indicada para grandes vãos;
- Mais frágil às variações climáticas.

* Pontes mistas: São construídas quando se utilizam mais de um tipo de material, suas características são determinadas pelos tipos de materiais utilizados.

Além do tipo de material, as pontes também podem ser classificadas de acordo com a sua geometria, funcionamento ou ainda técnica utilizada em sua construção, sendo assim não se assuste quando ouvir falar em pontes treliçadas, rolantes, suspensas, estaiadas, em arcos e etc.

Principais tipos de ponte

- Como escolher o melhor tipo de ponte?

Anailton Sousa: A necessidade de cada situação é o que determina o melhor tipo a se utilizar, outras variáveis que se deve levar em consideração são os dados topográficos do terreno e o tipo de solo da área a ser construida. Às vezes a topografia do terreno é favorável, mas o solo é colapsível, portanto já tem que se melhor pensar na estrutura a ser feita. Logo, tudo depende basicamente do estudo do local e dentro deste contexto poder encaixar um projeto que satisfaça todos os requisitos do que se espera. 

- Como construir uma ponte?

Anailton Sousa:O maior desafio hoje de quem vai fazer um projeto é conseguir agregar baixo custo, segurança, beleza e praticidade. Em toda grande obra de engenharia existe uma sequência que se deve ser seguida, no caso de pontes, resumidamente podemos enumerar:

- Estudo topográfico da região a ser construida;
- Examinar em laboratório as amostras de solos da região (distribuição granulometrica, índice de plasticidades, índice de consistência, coeficiente de uniformidade e outros);
- Baseado nas informações anteriores, bem como nas necessidades da região, fluxo de veículos e pessoas, escolher o melhor tipo de ponte a ser construída;
- Elaboração do anteprojeto, levando em consideração todas as variáveis necessárias;
- Após a aprovação, depois de eventuais alterações o anteprojeto vira projeto e estará pronto para ser executado, em certos casos isso ocorre após a licitação, em outros casos segue para a contratação de mão-de-obra, pesquisa e compra de materiais, etc, etc.

Qual o melhor tipo de ponte para São João da Canabrava?

Anailton Sousa: Dentro do que se é possível construir com um orçamento limitado, acredito que a melhor opção para essa cidade seria uma ponte metálica, esta estrutura pode ser construida sobre pilares (ou colunas) de concreto.

A sua execução é rápida e para essa cidade com pouco fluxo de veículos de carga, teríamos uma estrutura super leve e extremamente resistente. Veja que nesse caso não há necessidade de grandes estudos do solo ou topografia do local, já que se trata de uma obra pequena.

Inicialmente executa as colunas de concreto em locais estratérgicos, essas colunas ou pilares receberão toda a estrutura metálica, adotemos a estrutura metálica treliçadas, onde se é possível vencer grandes distâncias sem usar pilares intermediários.

Um ponto fundamental para o sucesso da obra será a profundidade da fundação (colunas ou pilares), aqui se deve prestar muito atenção, no restante da obra é um procedimento extremamente simples, podendo a obra ter vida útil acima de 50 anos.

Anailton A. de Sousa é Graduado em Matemática pela Universidade do Pernambuco – UPE/PE.  Atualmente é acadêmico do 8º período de Engenharia Civil na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF/BA.

3 Comentários




  1. Mais que aula , PQP , parabéns Anailton , um dos grandes talentos Canabravenses ... Agora só falta as prefeituras de São Luis e de CAnabrava aprenderem a sua lição ,e trocar aqueles montes de barro por pontes de verdade.

    ResponderExcluir
  2. hummmmm tá querendo é morder um pouco tambem

    ResponderExcluir
  3. Talvez se dessem o cargo de engenheiro da PM-SJC para ele, não faria mais criticas a administração.

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE