Já ouviu falar em Política do pão e circo?


A prática que surgiu na Roma Antiga ganhou seguidores fiéis no Brasil.

Imagem: Ilustrativa.

Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo.

Imagem: Divulgação.

X


Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.



Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com o Brasil atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas) cresce desenfreadamente e a condição de vida da maioria da população é difícil.
O nosso governo, tentando manter a população calma e evitar que as massas se rebelem criou o “Bolsa Família”, entre outras bolsas, que engambela os economicamente desfavorecidos e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos.
 O motivo de dar dinheiro ao povo é o mesmo dos imperadores ao darem pão aos romanos. Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas.
Estes programas sociais até fariam sentido se também fossem realizados investimentos reais na saúde, educação e qualificação da mão-de-obra, como cursos profissionalizantes e universidades gratuitas de qualidade para os jovens. Aquela velha frase “não se dá o peixe, se ensina a pescar” pode ser definida como princípio básico de desenvolvimento em qualquer sociedade. E ao invés dos circos romanos, dos gladiadores lutando no Coliseu, temos nossos estádios de futebol e seus times milionários. 
O brasileiro é apaixonado por este esporte assim como os romanos iam em peso com suas melhores roupas assistir as lutas nos seus estádios. O efeito político também é o mesmo nas duas épocas: os problemas são esquecidos e só pensamos nos resultados das partidas.

Texto: www.artigonal.com

6 Comentários




  1. Pq estamos postando comentários e os mesmos não estão aparecendo no blog?

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Eliana.

    acredito que seja por Problemas Técnicos. pois sempre aceitamos os comentários de quem se indentifica, como é o seu caso.

    mande por email: cnews1@yahoo.com.br
    que postaremos imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. "Ainda bem, que em nossa cidade temos pessoa como vocês, que tem demonstrando enormes preocupações com os acontecimentos ou a falta destes em nossa cidade e, consequentemente com nosso povo.

    Legal esta maneira pedagógica encontrada pelos que fazem o Canabravanews, para explicar a inércia de nosso atual gestor. Parabéns aos autores pela inteligente iniciativa. Parabéns São João da Canabrava pelos seu 23º aniversário. (ademais, a festa foi muito boa e organizada todos que contribuíram direta ou indiretamente merecem aplausos)

    Antonio José, advogado em São João da Cana-Brava".

    ResponderExcluir
  4. nao vi nada de interessante pois foi tudo a mesmisse esse tal de aniversario

    ResponderExcluir
  5. Blog do pão e circo adversário... Defendendo o PÃO democrata e fazendo a comédia (CIRCO) acontecer a cada postagem... Parabéns futuro "Felipe Neto"...

    ResponderExcluir
  6. Blog do Ctrl+C e Ctrl+V...

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE