Nota de esclarecimento




Caros leitores do CN1, foram muitos comentários e e-mails questionando porque a matéria sobre o vereador Chico Pereira foi retirada do ar.
  
Para esclarecer e dar satisfação aos nossos amigos leitores fazemos a todos saber que:


Foi solicitado que a comunicadora Karol Bezerra informasse quem fez a gravação onde o vereador faz as declarações citadas na matéria, portanto, obedecendo à recomendação do artigo 7º da Lei de Imprensa que reza o seguinte:

"No exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação não é permitido o anonimato. Será, no entanto, assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de informações recebidas ou recolhidas por jornalistas, radiorrepórteres ou comentaristas". 

Também o Artigo 5º do Código de Ética dos jornalistas nos ensina que devemos resguardar as fontes de informação:

Art 5º "É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte".

Portanto, a comunicadora assinou a matéria, mas em respeito à sua fonte de informação resolveu retirá-la do ar para não ter que informar o nome ou origem de quem repassou a informação. Quanto a possíveis processos judiciais, o Código penal Brasileiro puniria a comunicadora caso ela revelasse a sua fonte ou origem da informação. 

Observa-se também que fizemos um acordo com as partes interessadas (comunicadora e vereador através dos seus advogados Dr. Maycon luz e Dr. Cássio luz).

Art. 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.

Conscientes do nosso papel, desculpamo-nos pela retirada da matéria, Sentimo-nos censurados, mas a sociedade está consciente de que fizemos o nosso papel ao informar com responsabilidade o que está errado. Nós, com a publicação da matéria em questão apenas fizemos cumprir o que reza o código de ética dos jornalistas brasileiros em seu Artigo. 6º, inciso VII que nos ensina o seguinte: 

“É dever do jornalista: combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação”.

Sem mais para o momento. Contamos com a compreensão dos nossos leitores, agradecemos pelos comentários e pelos acessos. Reafirmamos o nosso compromisso com a Ética e respeito aos cidadãos canabravenses.

Canabrava News.

11 Comentários




  1. é Rafael falar de quem vc não conhece é facil, cuidado pois pode está o perigo bem perto de vc essas palavras que vc falou sobre o senhor são absurdas sem nem se que conhecer ele, é facil denegrir a imagem das pessoas, pois vc pode ser a proxima vitima da calunia.Pois devemos preservar o que faqlamos.
    Carlos Antnio

    ResponderExcluir
  2. Rafael quem é voce? para denegrir a imagem de um cidadão de bem, honesto, que trabalha para o povo, digo isso porque conheço o caráter do vereador em referencia, portanto, posso falar da pessoa dele, mais voce não,está fazendo essas afirmações com base no que?

    ResponderExcluir
  3. É verdade que devemos respeitar!mas tambem é verdade que a senvergonhisse precisa ser combatida e para isso os jornalistas fazem o trabalho deles,que é propagar as informações(a matéria acima explica tudo direitinho) nao julgo ninguem. mas muita gente se fingi de bonzinho e no final... um um...

    ResponderExcluir
  4. o comentario acima foi de maria tereza!

    maria tereza

    ResponderExcluir
  5. Bom, já que a direção deste informativo mostra-se bastante sabedor da Lei de Imprensa, é bom saber que:

    A despeito da ampla liberdade de imprensa assegurada no sistema jurídico brasileiro, dela não podem resultar danos a terceiros. Ou seja, o direito à liberdade de imprensa é amplo, mas não admite abusos, o que fica evidente a partir das previsões contidas nos incisos V e X do artigo 5º da Constituição Federal:
    [...]
    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
    [...]
    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação

    ResponderExcluir
  6. Senhor Editor;

    Nada justifica tirar a matéria do ar! Faltou profissionalismo e mais uma vez seu bloguinho falhou....

    ResponderExcluir
  7. Os dois comentários ANÔNIMOS acima foram aceitos por se tratarem diretamnete ao Canabrava News, e a produção achou por bem aceitá-los.


    o CN1 deixa CLARO que o Vereador Francisco Pereira tem o mesmo espasso para DIREITO DE RESPOSTA , caso queira fazer uso.

    Reafirmamos que comentários denigrindo a imagem de terceiros não serão aceitos.obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Editor

    Eu também lamento muito a retirada da matéria. É a credibilidade do blog que está em jogo.

    ResponderExcluir
  9. Denuncismo fraco e sem as devidas fontes merece punição da parte prejudicada. Alguns jornaleiros pensam que são jornalistas e fazem desse meio de comunicação um Blog de fofocas.
    Arthur Ramos

    ResponderExcluir
  10. Quem sou eu? Vejamos , Rafael Lima , solteiro , residente e domiciliado em São Paulo capital. Brinks... Sou um cidadão em exercício do meu direito a livre opnião , e me posicionei com base nos fatos expostos , cabe agora ao Sr Vereador se defender , pois se provar o cntrario , sou homem suficiente de vir aqui e me retratar publicamente , e quanto ao que falou sobre perigo e calunias , te garanto que ja estou calejado , pois ninguém nessa terra foi mais vitima dessas coisas do que eu , nem ligo , podem falar o que quiserem de mim , enquanto isso to aqui trabalhando e curtindo a vida.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  11. Rafael, liberdade de expressao sim, difamaçao e calúnia é diferente, aa estudante de jornalismo Karol, está trilhando caminhos opostos, sua base é´perseguição política não sei onde deseja chegar. Para o jovem Antônio eu diria que Karol só vai lhe arranjar problemas. Quanto a alguns comentários sobre a administração Elson Silva, não vale a penas comentar. Rafael se mora em São Paulo, porque julgar o nosso cantinho, veja, temos não só salário em dia, tudo aqui estava velho e acabado, hoje vimos florescer a esperança e perspectiva de futuro, os insatisfeitos, devem ser compreendidos, é muito triste quando se tem a certeza que o seu modelo e sistema mudaram para sempre.

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE