TRE julga hoje Elson Silva e mais dois prefeitos por compra de votos

Serão julgados Raimundo Maia, de Itainópolis; Élson Silva, de São João da Canabrava e "Dr. Moura", da Inhuma.

José Maria Barros do GP1


Acusados de abuso do poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de 5 de outubro de 2008, os prefeitos de Itainópolis, Raimundo Nonato de Andrade Maia (PSB); de São João da Canabrava, Élson Silva de Sousa (PMDB) e de Inhuma, Moacir Gonçalves de Moura, o “Dr. Moura” (PMDB), serão julgados nesta terça-feira, 14 de junho, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e se condenados poderão perder os mandatos.


A sessão terá início às 08h30 e o primeiro que irá a julgamento será o prefeito de Itainópolis, médico Raimundo Maia, que está em seu terceiro mandato. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, por seu representante na 57ª Zona, pela prática de conduta vedada à agente público, abuso do poder político – procedência parcial, pedido de reforma da decisão. O relator do processo é o desembargador Haroldo Oliveira Rehem.

Raimundo Maia (PSB), prefeito de Itainópolis(Imagem:Divulgação)
                   Raimundo Maia (PSB), prefeito de Itainópolis

Também será julgado na mesma sessão o prefeito de Inhuma Moacir Gonçalves de Moura, o “Dr. Moura”, que responde pela acusação de abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio. O processo foi julgado na 64ª Zona Eleitoral e o pedido improcedente, mas a coligação “Inhuma Melhor para Todos”, formada pelos partidos do PSB, DEM, PRB e PPS, por seu representante, e Denise de Sousa Leal Martins Moura, candidata derrotada, recorreram da decisão.


Na acusação atuarão os advogados Daniela Gonçalves Martins e Samuel de Sousa Leal Martins Moura, enquanto a defesa do prefeito, que está em seu primeiro mandato, ficará a cargo dos advogados Uanderson Gonçalves de Carvalho e José Norberto Lopes Campelo. O relator é o juiz Jorge da Costa Veloso.

Elson Silva (PMDB), prefeito de São João da Canabrava(Imagem:Divulgação)
                     Elson Silva (PMDB), prefeito de São João da Canabrava

Por último acontecerá o julgamento de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o prefeito de São João da Canabrava Élson Silva de Sousa (PMDB) e o seu vice Valdivino Batista. Os dois são acusados de abuso do poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de outubro de 2008.

O processo já foi julgado em primeira instância na 93 Zona Eleitoral, em Bocaina, e considerado improcedente, mas o candidato derrotado Pedro Isidoro Neto recorreu pedindo reforma da decisão. Na acusação atuarão os advogados Macário Galdino de Oliveira e Karem Aline Carvalho, enquanto que a defesa do prefeito, que cumpre seu primeiro mandato, será feita pelos advogados Raimundo de Araújo Silva Júnior e William Guimarães Santos de Carvalho. O relator é o juiz Jorge da Costa Veloso.


Imagem: José Saraiva / GP1Dr. Moura (PMDB), prefeito de Inhuma(Imagem:José Saraiva / GP1)
Dr. Moura (PMDB), prefeito de Inhuma

2 Comentários




  1. Esse PEDRO ISIDORO num acha que ja embolsou dinheiro demais do povo?Todos os cargos da prefeitura eram distribuidos entre o pessoal da panela dele.Porque q fica querendo prejudicar a candidatura dos outros,vai de dizer que ele nunca comprou voto tambem.Fala sério ninguém é idiota não.O pior cego é aquele q nao quer ver. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Hum,senhor PEDRO ISIDORO NETO,vai dizer q o senhor nunca comprou voto tambem,fala sério meu filho,a política é sua e compra de votos faz parte da sujeira né. lucia

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE