Após 1 ano e 5 meses que foi destruída, ponte continua quebrada e quase intrafegável


A estrutura da ponte foi arrastada durante uma forte chuva no início do mês de abril de 2010.

Ponte está cada dia mais estreita. (Foto: Antonio Rocha)
Na placa “Bem vindo a São João da Canabrava", na entrada da cidade, poderia ser acrescentado: “cuidado ao atravessar a ponte”, pois no estado a qual se encontra, alguém desavisado poderá sofrer um grave acidente.

Faz nada menos que 1 ano e 5 meses que a ponte foi destruída por uma enchente no inicio do mês de abril de 2010 e as tentativas de reconstrução, limitadas por sinal,  não passaram  de medir o terreno e criar um desvio, que foi levado pela água antes mesmo de estar pronto.
Desvio foi destruído  na noite do dia 27 de fevereiro de 2011. (Foto: Antonio Rocha)
No início do mês de janeiro de 2011 o prefeito municipal, Elson Silva, (PMDB), afirmou que a reconstrução da ponte “era uma das prioridades do município”, contudo, estamos em setembro e a obra sequer foi iniciada.

Sobre como e quando solucionar esse problema, a produção do Canabrava News entrou em contado com o Secretário Municipal de Obras, o senhor Vicente Francisco de Sousa, e o mesmo não quiz gravar entrevista.


Estado atual da ponte. (Foto: Antonio Rocha)


Matérias relacionadas: 

SJC: forte chuva destrói desvio, mas ponte continua de "pé"

Canabravense, acadêmico de Engenharia Civil, ensina como construir uma ponte
Àgua mole em pedra dura

Àgua mole em pedra dura

66 Comentários




  1. Se pra fazer a praça da cidade gastaram mais de 130 mil reais, fico imaginando quanto irá ser gasto nessa ponte, se é que um dia será feita. A verdade é que esta ponte não é prioridade, afinal daqui a 07 meses é o aniversário da cidade e tem-se que pensar em outra atração de arromba, quem sabe a Paula Fernandes ou Aviões do Forró, e isso sairá caro, logo, deixa as coisas como estão, afinal enquanto der pra passar nem que seja de jumento estará tudo bem. Sem falar que a prefeitura tem que ter um dinheiro pra os casos de emergência, tipo o TRE resolver querer cassar o prefeito de novo, com dinheiro em caixa e bons advogados pode-se evitar um mal maior, o que não pode é gastar dinheiro com qualquer coisa, tipo a ponte, né?

    Anailton Sousa.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Anailton, para não correr o risco de repetir os mesmos erros do passado, São João da Canabrava merece uma ponte de um porte melhor que as outras anteriores. A Prefeitura de são João da Canabrava não possui recursos próprios suficientes para arcar com tamanha despesa. Seria irresponsabilidade do Prefeito comprometer as finanças do município para construção de tal obra. Sendo assim, aguardamos uma ação maior do Governo do Estado para realizar uma obra de tamanha envergadura, e assim solucionar definitivamente esse problema. Quanto a festa de aniversário de nossa querida cidade, o Prefeito nunca comprometeu as obrigações do município para a realização do evento; a festa é realizada de forma simples e necessária sim, para lembrarmos uma data tão significativa para o nosso povo. Aguardamos sua presença para prestigiar um pouco mais a cidade que tanto acolheu sua família. Um abraço.
    Cláudio Roberto

    ResponderExcluir
  3. Para um crítico faltou nada mais do que atenção em apurar os fatos... Que me conste como cidadão canabravense e conferindo os balancetes da cãmara, não foram gastos mais do que 25.000 com a construção da praça que por sinal foi com recursos próprios. Os outros 105.000,00 deve ter sido nada mais do que um engano na hora da soma ou mera vontade em criticar a administração. Podemos criticar sim e sempre mais com pelo menos um minimo de dignidade de consultar fontes seguras e concretas e não somente dá atenção a especulações que acontecem em calçadas, geralmente de bares.

    ResponderExcluir
  4. A ponte nunca deixou de ser uma das prioridades da administração, mas antes dela, vem a continuidade de todos os programas sociais ofertados pela prefeitura, como merenda escolar e de qualidade para todos os alunos da rede pública de ensino, incluindo PETI e PROJOVEM, remuneração digna e rigorosamente em dias a todos os funcionários, capacitação para o magistério, orientadores e monitores, limpeza e manutenção de logradouros e prédios públicos, quitar parcelamento de dívidas da administração anterior, e N's outras obrigações que a administração tem para com seus munícipes. Fazer uma obra de mais de 150.000,00 com recursos próprios seria imprudente, fazer com poucos recursos sem o mínimo de segurança seria irresponsável, esperar um pouco mais para que a SEINFRA libere os recursos para tal, é muita inteligência e prova de capacidade governamental. Receber críticas caluniosas e depreciativas são ócios do ofício...

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

    ResponderExcluir
  5. o q importa é fazer quanto gastou não é problema vem verbas é pra gastar, e aquele q não fez nada seré q não vinha verba para ele,.........vinha mais era verba familiar

    ResponderExcluir
  6. vocês são todos inconsequentes, falam que a administraçao não tem dinheiro para uma ponte mais vai olhar a casa que o prefeito ta construindo para ele, de onde vem o dinheiro? no minimo vai gastar 300.000,00 dava ou não dava pra construir a ponte, mas a casa é de interesse dele logo vai estar construida.

    ResponderExcluir
  7. Isso é um descaso com a população de Canabrava! Algo deve ser feito e com urgência, e não ficar só em promessas! Jornalismo tem que ser assim, mostrar a realidade, e nisso o Canabrava News está de parabéns! Espero que as autoridades acordem e vejam que a população já cansou de ser destratada!

    ResponderExcluir
  8. Caros colegas o que é que tem haver com a ponte recursos de merenda escolar, PETI, Projovem, esses recursos são do Governo Federal único e exclusivamente pra isso, todo mês vem a verba e pra ser gasto somente com esses programas nada mais, enquanto sobre a ponte já faz muito tempo que ela foi embora e dava sim pra ser feita com recursos próprios da prefeitura, vale lembrar a vcs que o tesoureiro da prefeitura de São João da Canabrava na época da construção da ponte é o atual Prefeito o Sr. Elson Silva.... vcs lembram?

    ResponderExcluir
  9. Gente pra que se preocupar agora o verão ta ai,chuva forte só em fevereiro..Detalhe eleição é ano que vem, dai esse fevereiro e essa ponte deve sair la pra 2014, numa manobra pa garantir os deputados assim como foi o inicio do asfalto.Todavia se a ponte for levada pela agua tem muita terra pa reconstruir. Anailton parabens pela suas dicas de Engenharia, sucesso pra voce.

    ResponderExcluir
  10. eita Canabrava que sofre com gestores,pois as qualidades de um são os defeitos do outro,santa paciência...

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo Cláudio, concordo com você, a prefeitura não tem e nem deve tirar de seu orçamento dinheiro pra uma obra como essa, mas convenhamos, não custa nada a prefeitura contratar uma equipe de engenharia mandar fazer um levantamento de dados e fazer o projeto da ponte e o orçamento, com isso fica muito mais fácil procurar o alto escalão do governo pra solicitar verbas, afinal todos sabem que muitas verbas não são liberadas por falta de projeto.
    Quanto ao meu caro anônimo que disse que a obra da praça custou somente 25 mil, quero que saibas que realmente não consultei balancetes da Câmara porque por norma toda obra tem que ter uma placa informando o seu valor e a fonte dos recursos, isso se chama transparência o que em nossa cidade é algo desconhecido; mesmo assim os que especularam ou afirmaram o valor de 130 mil foram pessoas que se dizem de dentro do governo municipal.
    Quero dizer a Adm. Pública Municipal, que sei do trabalho da prefeitura no tocante a manutenção de salários em dias e demais serviços, além de isso ser a obrigação inicial de todo governo; critiquei a morosidade pra buscar mais verbas para o município, lembre-se que houve eleições no ano passado pra deputado e governador, ou seja, uma melhor ocasião de se obter verbas.
    Anailton Sousa.

    ResponderExcluir
  12. valeu carol,valeu antonio racha,to em sao paulo mas to vendo como anda a minha cidade o mesmo descaso de sempre

    ResponderExcluir
  13. Amigo Anailton, é importante fazermos consultas a fontes confiáveis antes de fazer qualquer crítica. Como canabravense que sou e com muito orgulho, tenho me preocupado em buscar informações sobre os problemas da minha cidade. Em relação mais uma vez a questão da ponte, a informação que tenho é que o prefeito tem lutado junto às estâncias superiores, no sentido de adquirir os recursos necessários para a construção de uma ponte de um porte melhor. Já há sinalizações do governo estadual sobre esta obra que sairá em breve. Vamos ficar torcendo e reconhecer que a nossa cidade está em linha ascendente, no que tange a administração municipal.

    ResponderExcluir
  14. Dinheiro pra ponte num tem não, mais pra comprar carro novo todo mês, tem que sobra!!!

    ResponderExcluir
  15. Para vocês inconseqüentes, que não sabem o que falam, esta ponte que foi a baixo, foi construída sem nenhuma estrutura física adequada para a segurança dos Usuários, para quem se diz engenheiro,o ferro que foi usado na mesma era 5/16 ao invés de 3/8 que é muito mais seguro, na época de Anita, foi feita uma reforma que custou aos cofres R$ 40.000,00, e para esse bestas, já existe projeto, licitação, o que falta é a liberação dos recursos. Hoje temos dignidade, podemos usufruir de nossos vencimentos, podemos ira a uma loja, e não sermos discriminados. em outras épocas, não podíamos, vocês sabem porque!

    ResponderExcluir
  16. Discordo dos meus amigos que falam que não é da competência do Poder Público Municipal a consrução de uma nova ponte. Isso demonstra somente a fragilidade do município, o qual depende exclusivamente dos recursos repassados pelas esferas Federal e Estadual. Uma ponte como essa, a qual terá um valor ínfimo, em virtude da sua importância, utilidade e necessidade de sua rápida construção, a mesma "deveria" ser construída em "poucos dias" e não "mais de ano".Em virtude da emergência e, caso não haja superfaturamento na obra, valor, a licitação não é necessária.
    Rodrigo Leal

    ResponderExcluir
  17. Ao anônimo bem infomado sobre dimensionamento de estruturas e de aço, quero que saibas que segundo a NBR 6118, determina-se uma área de aço em cada estrutura, como você irá preenchê-la, depende de sua escolha, ou poucas "barras" de 3/8 polegadas ou uma quantidade maior de "barras" 5/16, além do mais dependendo do projeto pode ser feito ponte sem usar metal (Leia o meu artigo sobre os tipos de ponte).
    Concordo com Rodrigo, a prefeitura pelo tempo que empurra esse caso com a barriga poderia já ter juntado dinheiro para fazer a obra, mas como eles dizem que o que sobra é pouco pra isso, sugeri que fizesse o projeto com orçamento e tudo e procurasse os aliados políticos do alto escalão.
    Concluindo, pra os "fanáticos" que acha que só receber salário em dia tá bom e é o máximo, é porque nunca saiu dos limites da cidade e não conhece o progresso. Aos que defendem tanto este governo municipal, por favor, eu quero data (dia, mês e ano) em que a ponte estará pronta, façam isso e depois eu me calarei.

    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  18. é incrivel como um professor formado e inteligente como o "CLAUDIO ROBERTO" defende tanto esse prefeito...essa ponte caiu faz mais de um ano professor,será que ainda hoje ta esperando recurssos para ser construida de novo? porque será que demora tanto?? eu sou filho canabravense e nunca sai daqui e ate hoje nunca tinha visto um governo assim...com o dinheiro que ele pagou pra desejo de menina daria pra reeconstruir a ponte..e carro novo cada ano é um diferente...

    ResponderExcluir
  19. A ponte é um cartão postal de nossa cidade!!!Mostra como está todo o resto, literalmente caindo aos pedaços!!!Dizer que a prefeitura não tem dinheiro para construí-la, enquanto gasta muitos mil contratando bandas caras para o "pão e circo" é, no mínimo, contraditório!!! Pobre cidade que não muda!!!São João da Canabrava, teu nome é mesmice!!!Que pena!!!

    ResponderExcluir
  20. É uma pena chegar em São João da Canabrava, e logo de cara deparar-se com uma ponte em tais condições. Á 3 anos falava-se em mudança, essas mudanças estão ocorrendo, "mudando de casa, de carro..." mas a nossa querida cidade continua no mesmo descaso, sempre em segundo plano. O nosso conterrâneo Anailton Sousa deu algumas dicas de como construir uma ponte, mas ninguém quer seguir as suas dicas. Mas não se preocupem povo canabravense, no próximo ano teremos eleições municipais a construção da ponte deverá ser iniciada alguns meses antes. É sempre assim, mas o povo não vê, ou pelo menos finge não ver, essa é a realidade do Brasil as coisas erradas acontecem a todo momento, mas a população se cala e aceita tamanhas barbaridades...

    Jerton Lima

    ResponderExcluir
  21. caro Anailton, vc quer data, dia, mês e ano, eu vou lhe dar. Dia 30 de setembro de 2012.

    ResponderExcluir
  22. Fica difícil debater com alguém que não se identifica. Caro amigo anônimo, vivo num país democrático e tenho o direito de ter minhas próprias posições ideológicas. Costumo usar mais a razão do que a emoção e não concordo com discursos demagogos, principalmente daqueles que se identificam como anônimo. Votei no atual Prefeito, acredito nesse projeto de mudança e sei das dificuldades financeiras que o mesmo encontrou quando assumiu a Prefeitura (grandes débitos de administrações anteriores). São João da Canabrava está linha ascendente e só não enxerga quem for cego. Assim como o governo Lula não conseguiu resolver todos os problemas do Brasil que não foram resolvidos em 500 anos, fica difícil o Prefeito Elson solucionar problemas de 20 anos em apenas 3 anos de governo.
    Cláudio Roberto

    ResponderExcluir
  23. isso é uma pouca vergonha da prefeitura que não faz nada pela cidade.Agora estão esperando as eleições de 2012 para consertar a ponte e ainda construir a baixaria daquele hospital que provavelmente servirá de nada.meu deus!aonde será que a democracia brasileira foi parar!
    como a biblia diz:o fim está próximo.
    alexandre araujo,sem medo de voces.

    ResponderExcluir
  24. A verdade absoluta é que todos gostam de criticar e muitos se escondem por detrás do anonimato e não fazem nada pra contribuir com uma melhoria, fazer algo pode ser desde uma sugestão até um efetivo engajamento na causa. Mudanças na sociedade só são perceptíveis com uma década ou duas, em SJC não é diferente, mas é claro que tá melhorando, mas não por causa da atual administração e sim pelo amadurecimento da sociedade de não aceitar mais tantos descasos e também pela melhoria dos meios de comunicação.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  25. O que temos que fazer agora é estar sempre cobrando. Um dia a ponte será arrumada ou irá por rio abaixo..

    ResponderExcluir
  26. Caros canabravenses, a passagem molhada construída na administração do então Prefeito Municipal Pedro Isidoro em 1997, foi orçada na época em R$ 10.000 (Dez Mil Reais) e realizada com recursos próprios (FPM, ICMS, ISS). A obra realizada perdurou por exatos 14 anos (1997 a 2004 - Pedro Isidoro, 2005 a 2008- Anita, 2009 a 2010 - Elson). O que fez a ponte cair não foi estrutura, mas sim falta de manutenção da atual administração. O Estado do Pi já enviou o valor de R$ 120.000 para construir a ponte em 2010, não sou eu quem estou dizendo, mas é o que mostra a placa na chagada da cidade e o desviu que foi realizado e não chagou a suportar uma pequena chuva. Enquanto isso, a antiga passagem molhada que defendeu nossa população de rigorosos invernos e ainda espera agonizante ser refeita ou reformada, ainda está de pé (manilhas e boeiros) a dando passagem aos canabravenses. O dinheiro enviado pelo Estado para construir a ponte e gasto em "desvio" daria muito bem para reformar a passagem molhada ou até mesmo construir uma ponte e dar segurança aos proprietários de veículos que trafegam pela nossa Canabrava.Para o Estado a ponte já está feita, pois já enviou R$ 120.000 para o Municipio, agora se não foi construída são outros MIL a mais na conta do Prefeito.
    MARCIO ISIDORO

    ResponderExcluir
  27. Caro Professor Rubens Leal, você com certeza é um excelente professor, mas mesmice é essa falta de vergonha, em que conterrâneos ficam se provocando através deste portal, que leva o nome de nossa cidade, para servir de chacota para os nossos vizinhos. Cobrar é mais que um dever do cidadão, é uma obrigação, mas, que seja feita de forma justa, sem paixões políticas ou desafetos particulares. Me dirijo a você, sem intenção de o rebaixar ou lhe engrandecer, apenas não concordo com o que você disse desta cidade, que sempre lhe recebeu bem, aqui estão alguns amigos e familiares teus, que com certeza estão vendo que as coisas estão progredindo. Não me identifico, não por medo, mas sim, para não ser alvo de pessoas sem responsabilidade. Para quem acha que está ruim, nas próximas eleições temos o direito de nos expressarmos através do voto. um abraço

    ResponderExcluir
  28. Caro Rodrigo Leal, concordo quando você diz que infelizmente nosso município depende exclusivamente de recursos federal e estadual, lhe afirmo com certeza que os tramites para a construção da ponte está acontecendo. seria bom se realmente em casos de emergências as estâncias superiores fizessem a liberação de recursos em caráter emergêncial.

    ResponderExcluir
  29. Caro Anailton, pelo jeito que você fala, você é homem que viaja muito. conheces quantas capitais brasileiras?

    ResponderExcluir
  30. O que alguns chamavam de ponte, não passava de uma passagem feita de pedra algumas vigas de ferro 5/16 e uns 100 sacos de cimento.

    ResponderExcluir
  31. Canabravenses, olhem ai a verdade. O Dr. Márcio José falou a verdade, atentem para o que ele disse, e provou. Vejam a placa!

    ResponderExcluir
  32. Caro "colega" anônimo, eu viajo muito sim, conheço muito bem o nosso Brasil, conheço mais de 08 capitais brasileira, inclusive a Capital Federal (Brasília-DF), tenho fotos no meu Orkut e Facebook. Tenho orgulho de dizer que estudo numa Universidade Federal que no ranking nacional está entre as melhores, que tem me proporcionado conhecer o país e participar de seminários, simpósios, encontros e etc, tudo de graça e em companhia de mestres e doutores com formação internacional, portanto afirmo-lhe que o que falo aqui é com conhecimento de causa. "Coleguinha" o que eu fiz até hoje em minha vida foi só estudar e em instituições de respeito, se eu não tiver capacidade de expressar aqui uma opinião quem terá? Você? Vá estudar e quando você chegar pelo menos na sola de meu sapato eu permito você me questionar.
    Aos demais colegas, desculpem-me, geralmente evito falar sobre mim, estive aí há pouco tempo e falei humildemente com todos os meus amigos sem ar de melhor ou pior que ninguém, mesmo porque quem me conhece sabe onde eu moro, onde estudo, sabe da minha formação e da minha luta pra vencer dignamente com recursos próprios de trabalho honesto, falo isso porque tem uns covardes que se escondem no anonimato que merecem ouvir essas coisas pra se situar.
    ANAILTON SOUSA - Canabravense como você!

    ResponderExcluir
  33. Anailton, você sabe que tudo isso que você conseguiu foi graças as ajudas iniciais que você recebeu de conterrâneos seus e, portanto, deve agradecer eternamente a essa gente: Eva Leal; Ten. Erasmo, Rubens Leal, Egídio Leal,Rosa Maria Leal etc. Agradeça de forma "leal" a esses e outros mais de sua terra.
    Família Leal

    ResponderExcluir
  34. Estância = Fazenda de gado!

    Acredito que o Poder Público Municipal não deve recorrer a "estâncias" não! Nem a instâncias, pois isso é do Judiciário! Não vamos confundir as coisas!
    Rodrigo Leal

    ResponderExcluir
  35. Amigo "anônimo" basta ver a lei de licitações.
    Rodrigo Leal

    ResponderExcluir
  36. Que me conste a única pessoa que auxiliou Anailton em Petrolina fui eu, e nem por isso fico alegando nada!!!Anailton sempre foi uma pessoa lutadora,coisa que consegui enxergar e convidei- o para ir estudar lá, ele pode atestar isso muito bem!!!Peço a esse indivíduo que não fale pela família Leal, muito menos alegue nada, pois eu, quero que fique bem claro "eu" fiz de coração, como daria a mão a qualquer conterrâneo com a fibra e vontade de vencer do Anailton!!!Quero reiterar que o meu pai e a minha mãe auxiliaram o Anailton ao recebê- lo em minha casa quando servia ao Exército, de resto, desconheço qualquer ajuda dos que se entitulam "Leal" e nada fizeram!!!Caso o Anailton poste algo em referência aos demais, apenas estará sendo cordial e cavalheiro, mas que saibam todos da comunidade que eles na verdade nada fizeram e, se algo fizessem, não precisaríam falar!!!O mérito é seu, amigo, conte comigo sempre, com o Herinelson e com o Rosivaldo, pois esses são os verdadeiros responsáveis pelas suas muitas conquistas!!!O resto é balela e mentira de quem quer se promover às custas do seu sucesso!!!
    Rubens Leal

    ResponderExcluir
  37. Rubens Leal, você não tem qualquer gratidão. Todo mundo sabe que foi através do pioneirismo de Eva Leal e do Ten. Erasmo, que Cláudio Roberto, você e Anailton foram condicionados em ajudas a estudar em Petrolina. Isso chama efeito dominó: Eva que levou Cláudio e Rosa Maria, que levou você e que levou Anailton. Você já esqueceu que viveu de rancho na casa de Rosa Maria Leal e que teve ajuda financeira de grande parte dos membros da família Leal.
    Família Leal de verdade

    ResponderExcluir
  38. Anailton, a única coisa que você é mais do que eu, é se achar demais. Posso não estudar em uma Universidade Federal, conhecer 08 capitais brasileira, mas lhe afirmo com certeza, entendo mais de vida do que você, a ponto de me desculpar contigo, pois estou farto de ver essas postagens bestas que não levam a lugar algum, aliás, levam sim, a nosso município ser motivo de chacota, por isso, não mais postarei algo neste portal. Mas para seu "governo", conheço 05 capitais, e não preciso pedir para alguém estudar para chegar na sola de meu sapato, me "achando". Não vivo entre mestres e doutores, vivo entre "meu povo", e não os desprezo. Até um dia, quando não existir, paixões e nem vícios maliciosos. Uso o anonimato, para não ser motivo de ofensas, como fizeram com você. Trabalhe em prol de teu povo e não em prol de maliciosos.

    ResponderExcluir
  39. Anailton vc disse que pra construir a praça eles diseram que gastaram 130 mil, agora a ponte foi construida com mais dinheiro, assim diz uma placa que esta encoberta de matos,na entrada da cidade, ainda bem que os matos esta ajudando a esconder, mais foi gasto e eu não sei em que mais na placa diz ate emquanto tempo foi construida, quem quizer conferir e só ir na entrada da cidade mais va logo pq si não eles arrancam a placa. como fazem com tudo que querem esconder

    ResponderExcluir
  40. Amigo Rodrigo Leal, a palavra "consrução" utilizada por você no seu depoimento acima, se quer existe no dicionário. Para alguém que se acha na altura de corrigir os outros, parece um tanto fraco na ortografia.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  41. Meu caro irmão Rubens, você sabe que é assim que lhe considero; juntamente com seu Egídio e Dona Laura, que me acolheram como filho; passamos juntos em terras estranhas por coisas que só os loucos suportariam e nós pela vontade de vencer conseguimos seguir em frente. Mas, caro anônimo não pense que não reconheço a força que toda a família Leal me transmitiu naquela época turbulenta da minha vida, desde o incentivo de seu Pedro Neco, Roberto, Zé Leal, com quem tive o prazer de trabalhar junto na Conceição, e muitos outros como Claúdio Roberto pela orientação e consideração. Dona Eva e seu Erasmo eu já vim conhecer depois quando já estava aprovado no vestibular, mas tenho muito carinho pelos mesmos, inclusive eles tiveram aqui em Petrolina recentemente e eu tive a honra de ser um dos padrinhos de casamento da filha deles e estou aqui a disposição de qualquer um deles. Agora, se a terra é boa, a adubação é de primeira, mas se a semente não for boa, jamais teremos bons frutos, ou seja, com todo incentivo que tive se eu não tivesse meus méritos (garra e vontade de vencer) talvez fosse só mais um derrotado sem perspectivas. Digo essas coisas para que todos saibam que ninguém cresce sozinho. A família Leal é digna sim de receber esse reconhecimento, bem como dezenas de outros amigos que me apoiaram incondicionalmente, sendo que a nenhum desses tenho virado as costas, nunca vou ter como pagar isso, mas acredito que quando eu sou justo em minhas colocações, quando eu estou sendo um bom profissional, quando estou ajudando ao próximo e fazendo o bem, acho que estou diminuindo um pouquinho da minha dívida para com vocês e para com a sociedade que financia meus estudos por meio dos altos impostos que pagam.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  42. Boa Flávio Henrique. Eles se acham....

    ResponderExcluir
  43. O rapaz aí entendeu que se tratava de "construção", e também entende que quando se digita e degrava de forma rápida algumas letras são "engolidas". Não sou gramáico pra corrigir ninguém... kkkk (nem pretendo). Somente sugeri que as coisas fossem separadas, porque "estância" é uma fazenda de gado, e "instância" é do Poder Judiciário, não tendo nenhuma relação com o Executivo. Apenas dei a ideia de buscar recursos em outros lugares, pois o Poder Público Municipal não encontrará em fazendas.
    Mas agora eu realmente entendo o motivo pelo qual a ponte ainda não foi construída: As estâncias de gado não possuem maquinário e, sequer, verba para obra de tão grandiosa magnitude...
    Repito, obra de valor ínfimo e/ou de emergância sequer necessita de licitação.
    ANAILTON, me diz ai quanto tempo é necessário para a construção de uma ponte dessas...
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  44. Devo parabenizar o amigo Antônio Rocha pelo trabalho. O blog cada vez mais ganha credibilidade e adeptos!
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  45. sacanagem,quase dois anos e não construíram a ponte

    ResponderExcluir
  46. Amigo Rodrigo continuo sem entendê-lo nos depoimentos. Você argumentou acima que "não é um gramáico para corrigir ninguém”. Explique-me, por favor, o que significa a palavra “gramáico”. Acho que você quis dizer “gramático” e, é melhor consultar um antes de escrever quaisquer depoimentos. Quero lembrá-lo que o próprio computador exige a correção ortográfica e gramatical e, o senhor, pode utilizar-se dessa função. Peço também para o senhor mudar seu discurso, está muito repetitivo, parece até falta de conteúdo e/ou informação. É melhor você utilizar seu tempo para tentar arrumar uma namorada, caso contrário vai ficar “louco”.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  47. Olha, Rodrigo o tempo para se construir uma ponte é muito relativo, dependendo do tipo, dos meios construtivos utilizados, da empresa ou agilidade do pessoal. Agora em todo caso, levando em consideração que essa ponte é muito pequena, acredito que 10 dias serão suficiente; há casos de pontes feitas pelo Exército que são executadas em 02 (dois) dias (as metálicas ou de caráter emergencial). Agora como eu sei que a prefeitura não vai contratar uma empresa com grande experiência na área, eu coloco aí uns 30 dias no mínimo.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  48. Amigo Rodrigo, não entendi quando você colocou a palavra "gramáico" no depoimento acima, acho que você quis dizer "gramático" e acho melhor consultar um antes de escrever seus textos. O próprio computador pode corrigir seus textos gramaticalmente e o senhor pode se utilizar dessa função.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  49. Antônio Rocha, por que você não divulga o meu comentário. Cadê a liberdade de expressão. Aguardo a sua divulgação por favor.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  50. Caro Rodrigo Leal, definição de estância:
    (estar + -ância)
    s. f.
    1. Residência fixa.
    2. Aposento.
    3. Parada em jornada.
    4. Casa ou armazém de venda de madeiras, combustíveis, etc.
    5. Ancoradouro.
    6. Camarata dos grumetes a bordo.
    7. Tábua de que os pedreiros vão tirando com a colher a argamassa de que se servem.
    8. Baluarte.
    9. Fortim.
    10. Estrofe.
    11. Local de estadia temporária para férias, repouso ou tratamento de doenças.
    12. [Brasil] Fazenda para criação de gados; barracão, onde vivem em promiscuidade numerosas pessoas; cortiço. Não é só fazenda de gado, mesmo o rapaz tendo utilizado de forma equivocada o termo. Você também não está a altura de corrigir ninguém, até mesmo porque, você é quem deveria se corrigir, seno uma pessoa mais humilde.

    ResponderExcluir
  51. Tá bom então... O poder público Municipal deve buscar recursos em (5. Ancoradouro), (8. Baluarte), (2. Aposento)...
    Onde é que aí diz que estância é diferente de Fazenda? Um dos significados. Estância somente nunca foi "Governo Estadual ou Federal".
    Mas voltaremos a discussão... O que me interessa é a ponte, não modifiquemos o intento primeiro do post.
    RODRIGO
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  52. Rodrigo, se eles levarem 06 meses é porque usarão tartarugas como operários.

    Anailton Sousa

    ResponderExcluir
  53. "Flávio Henrique - FAKE", valeu moral. Você novamente entendeu o que quis dizer, acredito que vc seja um gramático(a)... Como costumo digitar rapidamente, em virtude dos meus afazeres, os quais não me impedem de sempre prestigiar o brilhante trabalho do meu amigo Antônio, repito, na degravação algumas letras são "engolidas", normal. E quanto à minha namorada, não é ela que ai construir a ponte, o engenheiro aqui é ANAILTON, ela faz é Direito... Mas, valeu pela tentativa...
    ANAILTON é porque me falaram que a construção iria durar cerca de 6 meses...

    ResponderExcluir
  54. Nunca vi tanta besteira, dá é nojo entrar nesse blog e ver como se comportam pessoas que se dizem ter tanto conhecimento e ficarem trocando ofensas e escrevendo textos longos cheios de besteiras. Ocupem seu tempo fazendo algo que seja útil, vão cuidar da vida de vocês.Enquanto pensam que tão se engrandecendo, tão se diminuindo. Sejam de fato o que vocês dizem ser.

    ResponderExcluir
  55. Caro anônimo,
    1) Não quero cargo de engenheiro da prefeitura de Canabrava para não fazer críticas a atual governo, como você insinuou pelos bastidores; digo isso por vários motivos, um deles é que a prefeitura não tem demanda já que não faz obras, não precisa de engenheiro; outro motivo seria o salário, a prefeitura jamais pagaria um salário a altura de um cargo de engenheiro, pois fui professor aí um ano e sei bem disso, ela não valoriza o cargo mais nobre que é o professor quanto mais o resto. Se alguém tá com medo deu voltar e tomar emprego de algum servidor, podem ficar tranquilo, eu não voltarei. Estarei aí só a passeio.
    2) Sobre fatos pessoais postados aqui sobre eu e o Rubens, não passou de respostas a questionamentos de pessoas que ainda parece não saber nada sobre nós, coisas que não é vergonha, bem como minha infância aí, ou alguém sabe de algum coisa errada que eu fiz por aí? Fale aqui se souber. Quanto a cidade que me acolheu, que você fala com tanto orgulho, foi a mesma cidade que me proibiu de subir nos carros pagos pela prefeitura pra estudar em Picos, é essa a cidade que devo respeitar? Pois lhe digo, que mesmo assim eu a respeito não por isso mais pelos amigos e familiares que aí tenho. Se eu continuasse aí uma coisa seria certo, poderia não ter perspectiva de nada na vida, mais não seria um vendido como você que se esconde por detrás de uma máscara covarde. Tiro sim o chapéu pelos meus conterrâneos que saíram das escolas públicas daí e também estão em universidades por aí a fora, mas pergunte a qualquer um deles se eles tiveram ajuda política; mas há também os que se formaram em universidades com o dinheiro da prefeitura e nunca vi ninguém dizendo nada.
    CONCLUINDO, sabe aquele ditado: “só se atira pedras em árvores que dão bons frutos", então, continuem atirando que vocês só estão me engradecendo com isso.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  56. concordo em genero e grau com anonimo acima, são criados topicos para q as pessoas expressam opiniões e o q vejo aqui são trocas de ofensas e besterois e o pior de pessoas q se dizem cultas aff paciência...daí agente conhece realmente tais intelectuais...

    ResponderExcluir
  57. Anailton, faço as minhas quase todas as palavras de John Kennedy: "Não pergunte o que sua cidade pode fazer por você, mas o que você pode fazer por sua cidade". Pare de ficar fazendo discursos ingênuos, demagogos e ditados arcaicos, parece até que come na mesma mão desse tal de Rodrigo. Faça comentários mais curtos, diretos e proveitosos, esses seus textos são ridículos e repetitivos.
    Flávio Henrique

    ResponderExcluir
  58. Meu caro, Flávio Henrique, não sei quem és tu e nem tão pouco me interesso em conhecê-lo, se você fosse alguém importante em SJC ou região, talvez eu conhecesse. Concordo com você em certo ponto, meus textos são grandes, mas fica difícil eu responder a 03 ou 04 pessoas que me atacam constantemente (babões políticos) e falar a esses somente cinco ou seis linhas, se acha cansativo faz assim: Começa a ler, se o que eu falar não for pra você, então passa adiante, igual eu faço com suas “brilhantes” colocações; por falar nisso, você que acha que postamos discursos ingênuos, demagogos e ditados arcaicos, não acredito que citou uma frase do século passado e o que é pior, levou não sei quantos textos discutindo com outros membros da comunidade sobre erros de ortografia na internet. Cara, um conselho: fica na tua, aqui é briga de gente de maior, você é só mais um fake que ninguém conhece e nem quer conhecer.
    ANAILTON SOUSA.

    ResponderExcluir
  59. Sugiro ao amigo Antônio que crie posts assim: "Vida alheia". Porque parece que não é permitido fazer críticas construtivas à Administração Municipal. Só espero que eu não seja processado por isso (kkk). Voltemos ao post... "Após 1 ano e 5 meses que foi destruída, ponte continua quebrada e quase intrafegável".
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  60. os comentários eram para ser sobre a ponte, mais o que vejo é um monte de ofensas. É por isso que a Canabrava está como está, pois quando o povo tem a oportunidade de propor soluções para resolver o problema, acabam criando um muito maior.

    ResponderExcluir
  61. Caros colegas na entrada da cidade tem uma placa dizendo que os recursos para a construção da ponte é de R$ 120.000,00 reais e até data da realização e entrega da mesma é só ir lá e conferir a não ser que já tenham tirado ela de lá. Aí eu vejo alguns comentários aqui dizendo que a Administração Municipal está buscando recursos através do governo Federal e Estadual para recosntruír a ponte, o dinheiro já foi enviado para onde ele foi ninguém sabe. Para o Governo a ponte já foi reconstruída. Pra onde foi o dinheiro????? É osso.

    ResponderExcluir
  62. essa ponte tem q ficar pelo menos mais ums 10 anos qebrada Antonio vc nao acha q e um idiota nao??????

    ResponderExcluir
  63. qero q da proxima vez a agua levi todos os canabravenses e atonio rocha seja o primeiro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  64. Meu Caro, pegue leve, não podemos desejar o mal nem a os nossos inimigos, imagina a população de um município inteiro. reflita bem o que você falou, pois Deus está vendo tudo o que praticamos.

    ResponderExcluir
  65. q pegar leve nada eu fui sinsero.

    ResponderExcluir
  66. o problema e que recebem dinheiro para fazer uma ponte de cimento e fazem de barro; e dali roubo. edivaldo sp

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE