SJC: ‘Parceria’ entre SEDUC e Município gera atraso salarial no transporte escolar


Motoristas estão há 2 meses sem receber; Secretária de Educação explica  o motivo do atraso.

Por Antonio Rocha

Os motoristas que transportam os alunos da rede estadual de ensino de São João da Canabrava estão sem receber os meses de setembro e outubro. A informação partiu de uma denúncia anônima feita ao Canabrava News. Sobre esse assunto, o CN1 ouviu a Secretária Municipal de Educação, Elizângela Santos, que explicou os motivos do atraso.

Elizângela Chagas
De acordo com Elizângela só está sem receber os motoristas que transportam os alunos do período noturno, onde a maioria, cerca de 90%, pertencem à rede Estadual. “Tanto os alunos do Estado quanto os do município utilizam esses transportes, contudo, a grande maioria é formada por estudantes do Ensino Médio”, disse.

Elizângela conta que em 2009 e 2010 foi firmado um acordo entre a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, e o Município referente às despesas com o transporte escolar. Ficou acordado que a SEDUC repassaria nove parcelas/ano de R$ 8 mil e a prefeitura faria a contra partida, totalizando R$ 16 mil, valor mensal gasto com o transporte escolar.

Segundo a Secretária, com a mudança de Governo o acordo não foi renovado e partir de 2011 essa quantia passou a ser deposita na conta de um motorista, o então responsável de pagar aos demais. A partir de julho deste ano, o Estado abriu licitação para o transporte escolar e a empresa, a Newton Turismo, de Teresina, ficou responsável por este setor em todo o Piauí.

Sobre os rumores de que o Poder Municipal seria o responsável pelo atraso, a Secretária deixou claro que não é responsabilidade do município pagar os servidores do Estado, e como nos dois últimos meses não houve repasse, a Prefeitura não tem condições de arcar com essa conta.

“Na verdade assumimos uma responsabilidade que não é nossa, pois 90% dos alunos que são transportados pertencem à rede estadual e o nosso dever diz respeito primeiramente à Educação Municipal”, explicou Elizângela.

De acordo com a Secretária os motoristas são conscientes de que “não podemos fazer esse pagamento sozinhos, eles sabem que só irão receber quando houver o repasse”.

Para tentar resolver a situação, Elizângela está entrando em contato com a Newton Turismo e cobrando da mesma os repasses atrasados.

3 Comentários




  1. Essa é a "bela" administração estadual do Piauí!!!Trabalhar sem receber é dose pra Leão!!!!Me poupe!!!
    Rubens Leal

    ResponderExcluir
  2. em canabrava é para ter sempre isso os servidor municipal trabalharam 20 anos com esse tema 2 ou 3 meses atrazado, agora mudou a prioridade é pagar em dias os servidores do municipio pois o bendito gonverno quer manter esse item no municipio,oh. secretária vc ta ai porque vc é competente, se explica direito para chegar ao conhecimento de todos, se não sobra para o prefeito,que não vai pagar dívida do estado, claro

    ResponderExcluir
  3. A Secretária Municipal de Educação não faltou com a verdade. Sou professor da rede estadual de educação e tenho conhecimento que houve uma mudança no transporte escolar da rede estadual e uma firma de Teresina ganhou a licitação em todo Piauí, o que foi muito ruim, pois até quando houve a parceria Seduc e Prefeitura tudo funcionou perfeitamente, mas agora vamos lutar para solucionar estes problemas.

    PROFESSOR CARLOS LEAL

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE